O podcast Pop Negro BA chega ao terceiro episódio e desta vez o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe o cantor Yan Cloud. Ele vem construindo sua carreira desde 2015 a partir da mistura do pagode baiano com o universo do rap. Na conversa, Argôlo e Yan falam sobre a carreira do artista de Salvador, suas parcerias, as dificuldades que enfrentou tanto dentro de casa quanto no mercado, e dos projetos de Yan para 2022.
Yan Cloud apresenta uma sonoridade já bem definida e constrói sua marca também pelo visual com o cabelo black quadrado e a mecha rosa. Em janeiro de 2020, o artista ganhou muita visibilidade com o single Aquele Swing, um feat com a banda ÀTTØØXXÁ e a cantora Nêssa. No mesmo ano, lançou seu primeiro álbum Pinkboy, que conta com a faixa Garota de Salvador, uma das suas mais ouvidas.
Agora Yan prepara o show de Pinkboy com banda que vai misturar eletrônico e orgânico, além de já está em fase de produção de um novo álbum. Sua presença no Pop Negro BA se deve à relevância do música do artista para a cena pop atual no Estado. Ele tem feats com nomes como Rachel Reis, RDD, Chibatinha e o veterano Di Melo e traz questões para pensar as possibilidades da juventude negra de Salvador hoje.
O Pop Negro BA é um podcast dedicado à música preta da Bahia. Todas as quintas, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe artistas para falar sobre as possibilidades de construir um pop negro, baiano e engajado em pautas antirracistas. O projeto conta com apoio do Salvador Meu Amor e dá continuidade à pesquisa que o anfitrião desenvolveu no mestrado em comunicação na UFRB.
A produção, roteiro, direção e apresentação é de Marcelo Argôlo; a edição de Gabriela Bárbara, da Edite Meu Podcast (@editemeupodcast); e trilha sonora original de Marcos Cuper. Este episódio conta com as canções Apelação e My dream, com Yan Cloud; Que Calor, com Nêssa/ Yan Cloud e Nininha Problemática; Arde Outra Vez, com Thalles Roberto; Levanta e Anda, com Emicida e Rael; e por fim Garota de Salvador, com Yan Cloud e Nara Couto.
Para saber mais sobre a cena de música pop da Bahia, baixe grátis o livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, de Marcelo Argôlo, no link: https://popnegrossa.marceloargolo.jor.br/.