O podcast Pop Negro BA completa um mês de atividades com seu quarto episódio. Desta vez, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe a cantora e compositora Melly. A jovem artista de apenas 20 anos é uma das promessas da música pop baiana pós-pandemia.
Ela traz um estilo R&B abaiano, com influências de Amy Winehouse e de ritmos locais, como o pagodão e o samba-reggae. Melly começou muito cedo na música. Aos 6 anos, ela já iniciava no piano, depois mudou para o violão e com 17 anos deu início a carreira como cantora e compositora. Os primeiros lançamentos, gravados em casa, tiveram uma recepção que surpreendeu a artista e impulsionaram novas iniciativas.
Em 2021, a artista lançou o EP Azul e chamou atenção do público, inclusive de nomes como Liniker, Baco Exu do Blues, Larissa Luz, Luedji Luna e Saulo, com quem Melly gravou uma música. Sua presença aqui no podcast se deve à sua maturidade artística, que impressiona pela pouca idade. O estilo de canto, as temáticas tratadas nas composições e a sonoridade particular a tornam um dos destaques da mais nova geração do pop baiano.
O Pop Negro BA é um podcast dedicado à música preta da Bahia. Todas as quintas, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe artistas para falar sobre as possibilidades de construir um pop negro, baiano e engajado em pautas antirracistas. O projeto conta com apoio do Salvador Meu Amor e dá continuidade à pesquisa que o anfitrião desenvolveu no mestrado em comunicação na UFRB.
A produção, roteiro, direção e apresentação é de Marcelo Argôlo; a edição de Gabriela Bárbara, da Edite Meu Podcast (@editemeupodcast); e trilha sonora original de Marcos Cuper. Este episódio conta com as canções Azul, com Melly; Rehab, com Amy Winehouse; My Love e (In)verdades, ambas com Melly; Soul, com Melly e Manigga; Então Volta, com Melly e Saulo; Azul, com Melly e Deekapz ao vivo no Festival Afropunk 2021 em Salvador; e, por fim, Barril, também com Melly.
Para saber mais sobre a cena de música pop da Bahia, baixe grátis o livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, de Marcelo Argôlo, no link: https://popnegrossa.marceloargolo.jor.br/.