Listen

Description

O podcast Pop Negro BA chega em março com uma programação especial. Para marcar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, teremos aqui nos próximos episódios apenas mulheres negras como convidadas. A ideia é ouvir o que elas têm a dizer e refletir sobre a contribuição que trazem para a construção de um pop negro, baiano e engajado nas pautas antirracistas. Para abrir os trabalhos, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe a cantora e compositora Sued Nunes, mais um dos nomes que aparecem como promessas da música pop baiana pós-pandemia.

Ela traz uma musicalidade calcada nas matrizes afro-baianas, especialmente o candomblé. Seu início na música foi ainda criança em Sapeaçu, sua cidade natal há pouco mais de 150 km de Salvador, quando aprendeu a tocar violão. Por lá também começou também a cantar em bares e eventos da cidade. Contudo, foi depois que se mudou para Cachoeira, para cursar história na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que Sued passa a desenvolver uma carreira autoral na música.

Em 2021, a artista lançou o álbum Travessia, um trabalho 100% autoral, e conquistou o público com a canção Povoada, uma ladainha que traduz em versos a ancestralidade que acompanha a fé da cantora. Com seu discurso, Sued relaciona as questões que envolvem a sua vivência de uma mulher negra de candomblé do Recôncavo da Bahia. Descolada de qualquer noção de centro, ela apresenta formas de superar dificuldades que poderiam lhe limitar.

O Pop Negro BA é um podcast dedicado à música preta da Bahia. Todas as quintas, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe artistas para falar sobre as possibilidades de construir um pop negro, baiano e engajado em pautas antirracistas. O projeto conta com apoio do Salvador Meu Amor e dá continuidade à pesquisa que o anfitrião desenvolveu no mestrado em comunicação na UFRB. Um agradecimento especial ao Estúdio Santa Rosa, que cedeu o espaço para a gravação deste episódio.

A produção, roteiro, direção e apresentação é de Marcelo Argôlo; produção de estúdio é de Letícia Bianchi; a edição de Gabriela Bárbara, da Edite Meu Podcast (@editemeupodcast); e trilha sonora original de Marcos Cuper. Este episódio conta com as canções Menina Quer Tocar Tambor, Velejo, Travessia e Povoada, todas com Sued Nunes, além de Língua, com Caetano Veloso e Elza Soares.

Para saber mais sobre a cena de música pop da Bahia, baixe grátis o livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, de Marcelo Argôlo, no link: https://popnegrossa.marceloargolo.jor.br/.