O podcast Pop Negro BA está com uma programação especial agora em março para marcar o Dia Internacional da Mulher apenas com mulheres negras como convidadas. A ideia é ouvir o que elas têm a dizer e refletir sobre a contribuição delas para a construção de um pop negro, baiano e engajado nas pautas antirracistas. Neste terceiro episódio do mês, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe a cantora e compositora Nêssa, que tem ganhado visibilidade no pagode baiano com um canto inspirado nas divas pop misturado ao groove arrastado eletrônico.
Nêssa tem apostado nos singles e nos feats para construir sua carreira. Ela tem uma parceria muito forte com a banda ÀTTØØXXÁ, com quem já gravou algumas faixas. A de maior sucesso é Aquele Swing, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de plays no Spotify. Nêssa também tem uma forte parceria com a drag queen Nininha Problemática, com quem fez o single Que Calor, junto com Yan Cloud.
Nêssa ainda traz parcerias com nomes como A Dama, O Poeta, Zamba, Cronista do Morro, Murilo Chester, entre outros. Sua presença aqui no podcast é justamente para falar sobre essa aposta nos feats. Além de comentar alguns dos seus principais lançamentos, a artista fala sobre o lugar das mulheres no pagode, revela algumas das suas vontades artísticas e dá detalhes do que está preparando para 2022.
O Pop Negro BA é um podcast dedicado à música preta da Bahia. Todas as quintas, o jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo recebe artistas para falar sobre as possibilidades de construir um pop negro, baiano e engajado em pautas antirracistas. O projeto conta com apoio do Salvador Meu Amor e dá continuidade à pesquisa que o anfitrião desenvolveu no mestrado em comunicação na UFRB. Um agradecimento especial ao Estúdio Santa Rosa, que cedeu o espaço para a gravação deste episódio.
A produção, roteiro, direção e apresentação é de Marcelo Argôlo; a produção de estúdio é de Letícia Bianchi; a edição de Gabriela Bárbara, da Edite Meu Podcast (@editemeupodcast); e a trilha sonora original de Marcos Cuper. Este episódio conta com as canções Tara, com Nêssa e A Dama; Bîtch Bëttër, de Rihanna no remix de ÀTTØØXXÁ; Eu Juro, com ÀTTØØXXÁ e Nêssa; Aquele Swing, com ÀTTØØXXÁ, Nêssa, Yan Cloud e Zamba; Que Calor, com Nêssa, Nininha Problemática e Yan Cloud; na sequência as faixas Só Vem, Slow Motion e Hard, todas com Nêssa; e por fim No Repeat, com nêssa e Cronista do Morro.
Para saber mais sobre a cena de música pop da Bahia, baixe grátis o livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, de Marcelo Argôlo, no link: https://popnegrossa.marceloargolo.jor.br/.