O que é um Padre da Igreja?
O nome honorífico de Padres da Igreja é dado a alguns grandes teólogos que não se limitaram apenas à apologética, mas propuseram como seu principal objetivo o aprofundamento teológico da herança da fé, com base na revelação. A maioria deles eram bispos, daí o nome de Padre, originalmente reservado aos bispos das comunidades; mas alguns eram sacerdotes simples, como Jerônimo, ou leigos, como Tertuliano. A doutrina posterior, para estabelecer a pertença ao grupo dos Padres da Igreja, indica como características fundamentais:
1. ortodoxia na doutrina;
2. santidade de vida;
3. aprovação pela igreja;
4. pertencente à antiguidade cristã.
Os Padres da Igreja distinguiam-se graças a esta última característica dos doutores (homens e mulheres) da Igreja, que viveram e ensinaram na Idade Média e nos tempos modernos.
Os temas da patrística eram inspirados, em grande parte, de fora e correspondiam a uma necessidade legítima da época. O contato muito próximo com a filosofia helenística e a doutrina sapiencial, por exemplo, havia facilitado o perigo de não mais considerar o cristianismo como uma pura revelação divina, baseada na Sagrada Escritura e na tradição apostólica, mas de interpretá-lo erroneamente com especulações gnósticas sincretistas.
Além disso, desde os primeiros tempos, uma gnose, que em sua essência era absolutamente pagã, tentou se infiltrar no cristianismo, abusando da exegese alegórica da Sagrada Escritura para validar seu intrincado raciocínio sobre a criação e redenção do mundo, e misturando a herança genuína da revelação com teorias pagãs de forte cunho dualista.
Diante do perigo do gnosticismo, era necessário determinar exatamente os limites da fé cristã e as fontes da revelação, para fixar definitivamente o número daqueles escritos que constituíam a norma da fé e da moral (=cânon), estabelecendo um número preciso dos livros do cânon da Sagrada Escritura. Com o objetivo de esclarecer ainda melhor o caráter de inspiração divina precisamente para essas Escrituras e reservar a interpretação autêntica exclusivamente ao bispo!