Listen

Description

#13 Podcast da Mariologia | Abércio

Abércio, bispo de Geropoli em Frígia Salutar, é conhecido pela inscrição lapidar que atende pelo nome de Epitáfio de Abércio, da qual possuímos dois fragmentos de mármore, encontrados em 1883 e preservados no Museu Lateranense de Roma. A inscrição, esculpida no final do século II, escrita em linguagem simbólica e arcana, é de grande importância porque lembra a sede episcopal de Roma, a Eucaristia, o "peixe" com seu significado cristológico (IKTUS = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador) e a Virgem, identificáveis ​​tanto com Maria como com a Igreja, ou melhor, com ambas sobrepostas, na sua função de "Virgem-Mãe".

No epitáfio, que usa linguagem enigmática reservada aos fiéis "iniciados", o bispo se define como um discípulo de Cristo ("do santo Pastor"), que o enviou a Roma ("uma rainha vestida de ouro"), para conhecer a comunidade local de fiéis batizados ("um povo com uma marca brilhante"). Durante suas viagens, Abércio "tinha Paulo" como seu companheiro e sempre comia "peixe puro" com vinho e pão, símbolos eucarísticos por excelência.

Epitáfio de Abércio

Abercio é meu nome; sou discípulo de um casto pastor...

Ele me enviou a Roma para contemplar o palácio, para ver a rainha com o manto dourado e sandálias.

Aqui vi um povo com um selo luminoso...

Eu tinha Paulo comigo. A fé me guiou por toda parte, e onde quer que chegasse ela me dava como alimento um peixe da sorgente, muito grande, puro, que uma virgem casta pescou e o distribuiu aos amigos para comerem para sempre.

Ela tem um vinho delicioso e o dá misturado com pão…