Listen

Description

A Arquidiocese de Porto Alegre continua a série de entrevistas com os sacerdotes em missão fora de seu território. Acompanhe a primeira parte da conversa com o padre Maurício Jardim, atual diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil. Falamos sobre o seu chamado ao sacerdócio ainda quando jovem no CLJ e dos seus primeiros anos como ministro ordenado. 

A data para a gravação da entrevista mostra com age a Providência Divina. Hoje, no dia 03 de maio,  completa-se 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF). Fundada por Pauline Jaricot, que será beatificada em Lyon no dia 22 de maio, a Obra da Propagação da Fé nasceu por iniciativa desta mulher há 200 anos. Fundando-a como associação em 3 de maio de 1822, Pauline, francesa, de Lyon, jovem de família abastada, dedicada a várias obras de caridade e movida pelo desejo de fazer algo pelas missões.

Cem anos depois de sua fundação, a Obra da Propagação da Fé, em 3 de maio de 1922, recebeu o título de “Pontifício” de Pio XI com o Motu Proprio Romanorum Pontificum, juntamente com as Obras da Santa Infância e de São Pedro Apóstolo. Hoje a Obra de Propagação da Fé promove a espiritualidade missionária, sensibilizando as comunidades cristãs e os fiéis através da meditação da Palavra de Deus, da Adoração Eucarística e do Rosário missionário e, através das várias iniciativas das Direções Nacionais, apoia a Fundo Universal de Solidariedade para a evangelização do mundo, especialmente no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro. No ano passado a Obra apoiou, com uma contribuição para as despesas correntes, 893 circunscrições eclesiásticas em território de missão e investiu mais de 10 milhões de dólares para a formação de catequistas. Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, continuou também a apoiar os cinco Colégios Romanos de Propaganda Fide que acolhem sacerdotes e religiosos dos países de missão para a sua formação nas universidades pontifícias, bem como atribuindo uma contribuição à Congregação para as Igrejas Orientais. suas atividades missionárias