Olá, amigos, olá, amigas, sejam todos benvindos ao Fala Quem Sabe podcast. Nesta edição vamos falar sobre diversidade e inclusão nas organizações, ou seja, nas empresas. Inegavelmente, nos últimos
anos, foi possível observar avanços importantes nesta área. Algumas empresas, umas conscientes da necessidade e importância e outras apenas por modismo, se abriram para receber e incluir a diversidade em seus ambientes de trabalho.
Durante a pesquisa para a realização desta entrevista, me deparei com uma matéria da Folha de S. Paulo, de setembro de 22, cujo título era “Diversidade no mundo corporativo não se resolve apenas com um CEO negro”.
Em minha opinião, que não é a de um especialista, este título expressa a realidade de muitas organizações, que se expõem publicamente como diversa e inclusiva porque, por exemplo, colocou um gay e um preto em seu ambiente de trabalho.
Não, não é assim que a banda toca, é preciso seriedade e responsabilidade para lidar com o tema. Organizações verdadeiramente
interessadas em criar um ambiente de trabalho que espelhe a realidade de nossa
sociedade, que é diversa, busca integrar a diversidade e a inclusão à sua cultura interna.
Como frisei anteriormente, não sou especialista no tema, porém o considero importantíssimo e relevante, e por esta razão, deveria estar na pauta de todas as empresas, independentemente de origem, porte e ramo de atividade.
Para falar a respeito e com a devida e necessária propriedade, convidei Bruno Carramenha, que é professor, escritor, profissional de comunicação e ativista. Ele é um homem gay, casado e tem dois filhos adotivos, ambos negros. Bruno tem lugar de fala, pois vive a
diversidade.
Como profissional de comunicação, na verdade consultor especialista em comunicação interna, ele orienta empresas para a implantação de políticas de diversidade e inclusão.
Não importa a cor da pele, religião, gênero, origem... todos devem ser tratados com equidade e dignidade e ter os seus direitos respeitados. É o mínimo que se espera das organizações.
Espero que gostem deste bate-papo esclarecedor com Bruno Carramenha, a quem, novamente agradeço por atender o convite do Fala Quem Sabe podcast.
Ouçam no Spotify ou assistam no nosso canal no Youtube