Listen

Description

No nosso bate-papo de hoje temos como assunto a ser debatido: as novas regras para empréstimo consignado. Contamos com a presença do Dra. Sabrina Monteiro (advogada trabalhista e previdenciária), para abordar sobre tal assunto. Você sabe do que se trata o empréstimo consignado? Sabe como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo no qual o valor das parcelas é cobrado diretamente na folha de pagamento, ou seja, há o desconto direto no salário ou na aposentadoria. Por esse motivo, este tipo de empréstimo é direcionado a servidores públicos, àqueles que trabalham com carteira assinada, aposentados e pensionistas. Os juros do empréstimo consignado são menores do que os outros empréstimos “tradicionais”, tendo em vista que as instituições assumem um risco menor já que as parcelas são descontadas do salário.

Algumas das vantagens do empréstimo consignado é que existe chance de a pessoa ser aprovada com mais rapidez e menos complicações. Os documentos solicitados são apenas cópia de RG e CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Muitas vezes, a análise de crédito é feita em até 48 horas. Em relação às parcelas, elas serão as mesmas do início ao fim do empréstimo e as taxas de juros são menores do que os outros tipos de empréstimos.

A Medida Provisória 1106/22 liberou aos cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou fazem parte do Programa Auxílio Brasil, o acesso ao empréstimo consignado, modalidade esta que até então estava limitada aos aposentados e pensionistas do inss e a servidores públicos. Além disso, a medida provisória ampliou a margem de empréstimo de 35% para 40%, reinstituindo o percentual que vigorou ao longo do ano passado.

👉🏻 Fica com a gente até o final para saber ficar por dentro de todos os detalhes e sanar suas dúvidas sobre o tema.