Listen

Description

Tony Neves

‘C’est la confiance…’ é o título da Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre Santa Teresinha, publicada a 15 de outubro. Essa confiança é o único caminho que conduz ao Amor e Teresa é ‘perita na ciência do Amor’. Santa Teresinha do Menino Jesus, Irmã Carmelita, também conhecida por Santa Teresa de Lisieux, nasceu há 150 anos. Viveu com radicalidade a sua vocação contemplativa, escreveu muito em pouco tempo(tem um corpo doutrinal com mais de mil páginas escritas, formado pela ‘História de uma Alma’, cartas, poesias, manuscritos autobiográficos, orações, últimas conversas…). e muito mais outros disseram sobre ela. Até teve honras de um grande filme, realizado por Alain Cavalier em 1986, com o simples título ‘Thèrese’. Devo reconhecer que este filme, três anos antes da minha Ordenação, marcou profundamente a minha vocação religiosa e missionária. Lisieux foi o palco central das comemorações deste século e meio de testemunho de vida cristã e de consagração religiosa, mas o mundo inteiro associou-se a tão importante celebração. É bom recordar que esta Santa faleceu com apenas 24 anos de idade e foi declarada ‘Doutora da Igreja’! A UNESCO também quis valorizar a sua vida e missão, exaltando-a como mulher de cultura, educação, ciência e paz.
A Igreja deu-lhe, há muito, o título inesperado de ‘Padroeira das Missões’, a provar que a geografia da Fé não quer saber onde andam os pés, mas onde está o coração. É que, como sabemos, as Irmãs Carmelitas são de clausura estrita, pelo que Teresa viveu ‘atrás das grades conventuais’, sempre no isolamento, no silêncio e no recato que caracteriza esta expressão radical da Vida Consagrada. Mas sabe-se que queria muito partir para um Carmelo no Vietname e tal não aconteceu porque a saúde o não permitiu.
O Papa Francisco, na Oração do Angelus, a 1 de outubro, deu uma notícia em primeira mão: ‘Hoje celebramos Santa Teresa do Menino Jesus, Santa Teresinha, a santa da confiança. No próximo dia 15 de outubro será publicada uma Exortação Apostólica sobre a sua mensagem. Rezemos a Santa Teresinha e a Nossa Senhora. Que Santa Teresinha nos ajude a ter confiança e a trabalhar pelas missões’. E assim aconteceu, em pleno Sínodo sobre o caminho Sinodal que Igreja deve percorrer.