Pra quem pensa que moqueca é difícil, o episódio de hoje vem pra quebrar esse preconceito. A de ovo, então, muito tradicional na Bahia, não tem mistério, e fica deliciosa. E é ela que eu te ensino hoje, mas com um incremento especial: a banana da terra. Pode comer com arroz, ou purinha com farinha. Ao gosto da sua casa! Aperta o play em mais um episódio da temporada "O que tem pro almoço", do podcast Cozinha da Matilde em parceria com a Rádio Tertúlia.
:::: Esta receita da cozinheira Letícia Massula está disponível em texto aqui , mas você pode recebê-la diretamente no celular pelo grupo de Whatsapp (bit.ly/368exFx) ou canal do Telegram (t.me/cozinhadamatilde). Os episódios são publicados de segunda a sexta-feira.
FICHA TÉCNICA - Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação, edição e sonoplastia: Beatriz Pasqualino. Produção executiva: Camila Maciel, Raíssa Lazarini e Raquel Júnia. Artes: Cláudia Regina. Idealização: Letícia Massula, Beatriz Pasqualino e José Bruno Lima.
Contato: atendimento@radiotertulia.com.br
Refogue cebola e alho em um cadim de azeite e sal, junte pimentão picadinho e refogue. Junte tomate picado, misture e junte um pouco de água (cerca de uma xícara), misturando bem. Junte a banana da terra cortada em rodelas, abaixe o fogo e tampe a panela pra que a banana cozinhe.
Quando a banana estiver cozida você quebra os ovos direto na panela, rega com um cadinho de leite de côco e tampa por dois minutos pros ovos cozinharem.
Abre a panela, rega com um fio de dendê, polvilha com pimenta de cheiro e coentro. Tampe a panela novamente e apague o fogo.Deixe descansar uns 3 minutinhos antes de servir.
Pra mim, nem arroz precisa, basta farinha. e pra quem quiser variar, acrescenta umas raspinhas de limão no fim, junto com o coentro ou troca a banana por caju.
Beijos com sabor de Bahia que não me sai do pensamento e até a próxima.