A receitinha de hoje rende muito e é daquelas pra ter sempre na geladeira e salvar na correria do dia a dia. O homus é feito de grão de bico e óleo de gergelim. Além disso, só precisa de limão e alho. Se não deixou o grão de bico de molho, não tem problema. Cozinha rapidinho na panela de pressão. Cola o ouvido e vem comigo! Aperta o play em mais um episódio da temporada "O que tem pro almoço", do podcast Cozinha da Matilde em parceria com a Rádio Tertúlia (http://radiotertulia.com.br).
Esta receita da cozinheira Letícia Massula está disponível no blog (https://bit.ly/3IEe38K), mas você pode recebê-la diretamente no celular pelo grupo de Whatsapp (https://bit.ly/368exFx) ou canal do Telegram (https://t.me/cozinhadamatilde). Os episódios são publicados de segunda a sexta-feira.
FICHA TÉCNICA - Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação, edição e sonoplastia: Beatriz Pasqualino. Produção executiva: Camila Maciel, Raíssa Lazarini e Raquel Júnia. Artes: Cláudia Regina. Idealização: Letícia Massula, Beatriz Pasqualino e José Bruno Lima.
Contato: atendimento@radiotertulia.com.br
Se quiser cozinhar o grão de bico na panela comum, você deve deixar de molho em água na véspera pra hidratar e assim cozinhar mais rápido.
Na panela de pressão não precisa deixar de molho, basta colocar o grão de bico, cobrir de água e cozinhar por 15 minutos depois de pegar pressão. Aí você escorre o grão de bico, mas guarda um pouco da água do cozimento pra ajudar a bater.
No liquidificador você coloca 3 xícaras de grão de bico cozido e bate com um dente de alho, suco de 1 limão e 3 colheres de tahine, que é a pasta, óleo cremoso de gergelim.
Acrescenta também umas duas colheres da água do cozimento do grão de bico, sal e pimenta do reino.
Se ficar muito duro, difícil de bater, você pode colocar mais água do cozimento, mas com o cuidado de não colocar muito pra não ficar molenga e aguado.
Depois de bater a pasta e ela ficar cremosa, você experimenta o sal pra ver se tá no ponto. Aí passa a pasta pra um prato e rega com azeite na hora de servir.
Eu gosto de deixar uns grãos de bico inteiros pra colocar pra enfeitar e também gosto de polvilhar de pimenta seca em pó, mas isso é gosto meu. Em geral, a gente come como antepasto com pão árabe, mas ele fica mara com qualquer sanduba, no lugar da maionese.
Experimenta aí e depois me conta.
Beijos mil e inté!