Tem manjericão perdendo aí?! Então tá na hora de você aprender a fazer o molho pesto que vai muito bem com macarrão, no pão, com arroz, uma fartura só. Você vai precisar de castanha, qualquer uma que tiver à mão, alho - mas cuidado para não exagerar -, e queijo parmesão. Cola o ouvido pra conhecer a dica de ouro do pesto! Ter esse molho pronto já é mais de 50% do caminho para garantir uma deliciosa refeição!
:::: Esta receita da cozinheira Letícia Massula está disponível em texto no blog (https://bit.ly/3hPuH9w), mas você pode recebê-la diretamente no seu celular pelo grupo de Whatsapp (bit.ly/368exFx) ou canal do Telegram (t.me/cozinhadamatilde). Os episódios são publicados de segunda a sexta-feira.
FICHA TÉCNICA - Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação, edição e sonoplastia: Beatriz Pasqualino. Produção executiva: Camila Maciel, Raíssa Lazarini e Raquel Júnia. Artes: Cláudia Regina. Idealização: Letícia Massula, Beatriz Pasqualino e José Bruno Lima.
Contato: atendimento@radiotertulia.com.br
Manjericão
Alho
Castanhas
Queijo parmesão
Azeite
Comece pelo alho, sem exageros porque ele vai cru e se colocar muito vai ficar picante demais. Meio dente basta.
Bata o alho com a castanha que for usar. Pode ser nozes, do Pará, semente de girassol, castanha de caju. A que tiver à mão. Um quarto de xícara de castanha são suficientes.
Bate bem com o alho até ficar uma pasta. Se for preciso, você solta a massa com uma colher para continuar batendo.
Junta uma pitadona de sal e uma xícara e meia de folhas de manjericão sem talo e secas. Isso é importante: se elas estiverem molhadas, o molho vai ficar aguado de gosto e escuro e oxidar. Então, só use as folhinhas bem secas.
Bata bem até ficar com um purê verde. Aí você junta um quarto de xícara de queijo parmesão e bate até incorporar. O pulo do gato é: passe o molho pra um pote e só então você junta o azeite, misturando. Azeite, se bater, amarga.
Experimenta o sal pra ver se tá bom, e o molho tá pronto!
Use e abuse que é bom demais!