Listen

Description

Margarida Tengarrinha é artista, escritora e professora aposentada.

Militante do Partido Comunista Português, a sua vida foi marcada pela atividade política desde os tempos de estudante da Escola de Belas Artes de Lisboa.

Começou a trabalhar em órgãos de imprensa clandestina desde cedo, sendo responsável pelo boletim interno A Voz das Camaradas.

Preocupada com a igualdade e a elevação cultural e política das mulheres, escreveu textos dirigidos às mulheres nesta e noutras publicações, nomeadamente no jornal Avante, em cuja redação teve um papel fundamental.

Viveu quase vinte anos na clandestinidade e juntamente com José Dias Coelho, seu companheiro, desempenhou um importante papel na falsificação de documentos, apoiando desta forma o trabalho dos resistentes à ditadura.

Após o 25 de Abril, passou a ser membro do Comité Central do PCP, fez parte da Direção Regional de Lisboa e foi deputada pelo Algarve.

Vive atualmente na Praia da Rocha onde é professora de Arte da Universidade Sénior de Portimão.

Margarida Tengarrinha e as filhas doaram o espólio artístico de José Dias Coelho ao Museu do Neo-Realismo em finais dos 90 do século XX e, em 2008, a artista fez nova doação de bens culturais próprios e de José Dias Coelho.