Listen

Description

Como o pagode chegou nos grandes meios de comunicação do Brasil? "Olha só você", foi justamente a partir do surgimento de uma nova geração de sambistas no Rio de Janeiro, ainda na década de 1980, oriunda de encontros denominados de pagode que o país começou a se interessar por essa "louca paixão".
O termo "pagode" inicialmente era associado às festas que aconteciam nas senzalas e, mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a bebidas alcoólicas e cantoria. Com o passar do tempo, a palavra "pagode" também começou a ser usada como sinônimo de samba, em conjunto com sua festa.
Nesse vídeo, narrado de forma bem humorada, você vai entender o que de fato é o pagode, e de quebra, vai relembrar os sucessos de Art Popular, Exaltasamba, Negritude Junior, Raça Negra, Só Pra Contrariar, Os Travessos, Soweto e tantos outros que fizeram do pagode um gênero nacional muito popular na década de 1990.
Naquele momento, a marca do então "novo pagode" vinha das suas letras românticas, harmonia pop e utilização dos teclados eletrônicos. Durante essa década, alguns grupos começaram a adaptar coreografias e roupas de conjuntos vocais estadunidenses como The Temptations, The Stylistics e Take 6, e a "fórmula de sucesso" foi encontrada na música pop dos anos 1980. Na década de 1990, o pagode teve total apoio dos meios de comunicação.
Mas é claro, não podemos esquecer dos grupos baianos. Aqueles que você ficava de "olho no balanço das cadeiras dela" e "não aguentou e foi ralar".
Depois desse saudosismo todo eu quero saber! "Me diz aí o que 'cê vai fazer". Eu vou assistir o vídeo! Assista também antes que seja "tarde demais"!

✅ Gostou do conteúdo? Deixe o seu like. 👍
✅ E se inscreva no canal para ficar por dentro de todos os conteúdos sobre a História da Música.

Siga: https://www.instagram.com/profalexandresaggiorato