Listen

Description

Leituras diversas feitas por seu amigo.

Acesso

Mateus 27:51 NVI

(51) ... o véu do santuário rasgou-se... de alto a baixo.

Louvemos e exaltemos a Deus porque nos abriu acesso à Sua presença.. Cristo nos abriu o caminho, nos tornou aceitáveis.

De alto a baixo significa que isto foi feito por Deus, e não pelos homens. Somente quem já entendeu e sentiu o peso da condenação de seus pecados, sua culpa e indignidade, pode entender como é glorioso o fato de o caminho ter sido aberto.

O véu aqui mencionado era um espesso cortinado que separava o lugar onde somente os sacerdotes podiam entrar, chamado de o santo lugar, de um outro lugar, ainda mais santo e reservado, chamado de “o santo dos santos”. Neste espaço ninguém podia entrar, senão o sumo sacerdote, apenas uma vez por ano, para apresentar o sangue do sacrifício da expiação por si mesmo e pelo povo. Este lugar representava a presença de Deus e era onde estava a arca com as taboas da lei. Entrar neste lugar sem ser autorizado era morte certa. Ninguém jamais ousou fazê-lo. Entretanto, quando Jesus expirou, este véu foi rasgado de alto a baixo. A barreira foi retirada. O acesso nos foi concedido.

Em Romanos 5.12, Paulo afirma: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”

Em Hebreus 4:16 NVI, lemos então: “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Por isso o salmista afirmou com admiração: “Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.” (Salmos 95:1-2 NVI)

Se temos acesso à presença de Deus desta forma, porque nossos olhos continuam, muitas vezes, detidos pelo véu? Por que andamos tão distantes do lugar em que deveríamos estar?

Que os olhos do nosso coração possam enxergar aquilo que é invisível aos olhos naturais, e que possamos usufruir do acesso que o Senhor nos concedeu à presença gloriosa do Pai.

Ó Deus, quão maravilhoso é poder entrar em tua presença no Santuário. Louvado sejas para sempre por este sacrifício e dom que não podem ser expressos em palavras. Ajuda-nos a usufruir com temor e tremor deste dom maravilhoso que nos concedeste, aproximando-nos de Ti e contemplando a tua esplêndida formosura.