Custo & Benefício
Marcos 8:34-38 NVI
(34) Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (35) Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. (36) Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (37) Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? (38) Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".
Andar com Jesus implica em “perder”. Perder esta vida... perder nesta vida.
É preciso entender que é uma troca de valores. Estamos sempre inclinados a torcer os verdadeiros valores e a querer “salvar” o que temos ou somos neste mundo. Jesus mostra que o mais importante é ganhar a própria alma. Para isto é preciso dizer não para nós mesmos e tomar a cruz... morrer para o nosso próprio domínio e vontade e viver para a vontade de Deus.
Há uma aflição natural que nos faz lutar para não perder. Mas o verdadeiro ganho está em perder por causa de Jesus. Pensando bem, todos vão perder a vida. Não está em nossas mãos o poder de conservá-la. O ganho está em perder por causa de Jesus.
E isto, quando não se dá literalmente, significa viver em função dele, viver para ele, viver pelo poder dele para cumprir a sua vontade. E esta é a mais vantajosa de todas as relações entre custo e benefício: perdemos o que não conseguiríamos reter, para ganhar o que jamais chegaríamos a merecer.
Em 2Coríntios 5:15 NVI, Paulo afirma: “E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” E em Gálatas 2:20 NVI, ele testemunha: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Pense em como, muitas vezes, grande parte de suas preocupações e ansiedades estão relacionadas ao medo de perder alguma coisa. Pense em quão inútil é este medo de perder, uma vez que, em última análise, você realmente não tem nada.
Então avalie o que você está disposto a perder por Jesus. Se for menos do que tudo o que tem, ainda falta uma entrega absoluta.