Listen

Description

Leituras diversas feitas por seu amigo.

O Nome Jesus

Warren Wiersbe

Contudo, [José] não a conheceu [Maria], enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus. – MATEUS 1:25

O Senhor não está com pressa. Durante séculos, Deus tinha levado diferentes pessoas de diferentes lugares a fazer diferentes coisas a fim de preparar o caminho para o nascimento de Jesus em Belém, e agora Ele havia chegado. “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho…” (GÁLATAS 4:4). Em Malaquias 1:11, Deus tinha prometido que o Seu nome seria “…grande entre as nações…”; agora havia chegado Aquele que cumpriria essa promessa (JOÃO 17:4). Ele é o primeiro nome e o último nome do Novo Testamento (MATEUS 1:1; APOCALIPSE 22:21); e, entre esses versículos, o nome de Jesus é mencionado mais de 900 vezes. No primeiro capítulo de Mateus, o nome Jesus está ligado a dois outros nomes: Cristo e Emanuel. Seu nome oficial é Cristo, que significa “ungido” e nos lembra de que Jesus é profeta, sacerdote e rei. Na nação hebraica, os homens que ocupavam essas funções eram sempre ungidos com óleo especial. Emanuel significa “Deus conosco”, lembrando-nos de que Jesus é Deus e está sempre presente com o Seu povo. Jesus é o Seu nome pessoal e significa “Salvador”. Pensemos a respeito desse nome.

Jesus é um nome divinamente atribuído. O anjo que visitou Maria lhe disse para dar ao seu filho o nome Jesus (LUCAS 1:31); e, em seu sonho, José viu um anjo que lhe deu a mesma ordem (MATEUS 1:21) , à qual ele obedeceu (v.25). Quando o bebê foi circuncidado, foi-lhe dado o nome Jesus (LUCAS 2:21). Esse nome vem do hebraico Yehoshua (Josué), que significa “o Senhor salva”. A frase “…ele salvará o seu povo…” em Mateus 1:21 não se refere apenas à salvação do povo judeu, mas à de todos aqueles que depositam a sua confiança em Jesus.

Jesus é um nome honrado. Esse era o nome de Oseias, um dos doze espias, mas Moisés o mudou para Josué (NÚMEROS 13:8,16). Durante a marcha no deserto, Josué tinha sido assistente especial de Moisés e general do exército, mas Deus o constituiu sucessor de Moisés e ele conduziu a nação para entrar na Terra Prometida. Porém, o nome Josué também pertencia ao sumo sacerdote que serviu ao remanescente judeu que foi para a Terra Santa após o exílio na Babilônia (AGEU 1:1). Devido à proeminência desses dois homens, um general e um sumo sacerdote, muitos meninos judeus recebiam o nome Josué, que, em grego, é Jesus.

Jesus é um nome eficaz. Que boa notícia Jesus ser o Salvador dos pecadores perdidos! “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (ATOS 4:12). Mas há mais. Ele é mestre e amigo dos pecadores salvos! Seu povo tem o privilégio da oração devido à autoridade do Seu nome. “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (JOÃO 14:13,14). Em Seu nome, temos autoridade para proclamar o evangelho (LUCAS 24:47), a oportunidade de nos reunir com outros cristãos e adorar (MATEUS 18:20) , e o privilégio de sofrer por amor do Seu nome (ATOS 5:41; 1 PEDRO 4:14).

Jesus é um nome banalizado por muitos. As pessoas usam o nome do Senhor levianamente desconsiderando Sua pessoa e obra. Mas cabe a nós, como filhos de Deus, engrandecer o nome de Jesus por nossas boas obras, nosso caminhar piedoso e nosso falar com graça.

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra…” – FILIPENSES 2:9,10