Listen

Description

Por Que Oramos?

Qualquer pessoa que luta com a oração se pergunta: "Afinal, por que orar?" Será que o objetivo primordial da oração é obter favores de Deus? O autor George MacDonald racionalizou a oração da seguinte forma: "Por que orar se Deus já sabe a primeira e última coisa que precisamos? E se para Deus o propósito principal da oração é prover, entre nossas muitas e infindáveis necessidades, a nossa maior necessidade? A necessidade que temos dele mesmo? A alma além de todas as outras necessidades precisa ter comunhão com Deus. A oração é o princípio desta comunhão, do falar com Deus, da intimidade com Ele, a qual é o objetivo principal, sim, da própria existência."

Deus nos quer para Ele mesmo e deseja ter comunhão conosco. O Seu objetivo em nossas orações não é que nos sentemos e imploremos. Ele deseja que nós o conheçamos, e a oração é o Seu método para atingirmos isso.

Mas, algumas vezes quando oramos nos concentramos nas dádivas que estão em Suas mãos e ignoramos a própria mão de Deus. Oramos fervorosamente por um novo trabalho ou pelo retorno da saúde. Quando recebemos a resposta que almejamos, nos alegramos. E em seguida, muitas vezes, nos distanciamos de Deus. A mão de Deus serve-nos somente para o pagamento do aluguel, para a cura de uma doença ou para atravessarmos uma crise. Após termos a nossa necessidade satisfeita, a mão do Senhor pouco significa para nós.

Embora, Deus em Sua graça ofereça boas dádivas aos Seus filhos, Ele nos oferece ainda mais. Oferece-se a si mesmo. Aqueles que se satisfazem apenas com as pequenas joias nas mãos do Pai deixam de usufruir da melhor recompensa da oração: a recompensa de comunicar-se e ter comunhão com o Deus do universo.

Deus se fez conhecido através de Seu Filho Jesus Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou para pagar a penalidade por nossos pecados. Se você não conhece Cristo como seu Salvador, procure-o em oração, talvez pela primeira vez, confesse o seu pecado e receba o perdão que você necessita. Em João 3:16 está escrito: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Ao aceitar a salvação de Jesus Cristo, você iniciará uma comunicação importante com Deus, a qual é tão essencial para o seu bem-estar espiritual quanto o ato de respirar é essencial para a sua vida física.

Este texto foi adaptado de uma parte do livro “O Projeto de Jesus para a Oração”, de Haddon Robinson.