Listen

Description

PLENITUDE DE ALEGRIA

“Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.” (João 17.13)

No momento em que iria enfrentar a maior luta e tristeza (veja Mateus 26.38), Jesus revela tudo o que vai acontecer para que tenhamos plenitude de alegria.

Mas não qualquer alegria. A alegria dele.

“para que eles tenham a plenitude da minha alegria.”

Podemos ter esta alegria mesmo nas perdas, nas lutas, no sofrimento, na angústia e nas perseguições.

Sabendo que tudo o que passamos é parte do caminho por onde ele passou, estamos certos de que nada destas coisas pode nos separar do seu amor.

Ele quis que soubéssemos que ele sabia de tudo o que iria acontecer, mas não temia, porque olhava além da cruz. Olhava para a plenitude de alegria: “pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” (Hebreus 12.2 NVI)

Foi por isso que Paulo, preso e sofrendo, disse: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4 NVI)

“...a alegria do SENHOR é a sua força” (Neemias 8.10 NVT).

Assim, devemos nos alegrar na esperança (conforme Romanos 12.12), mesmo no meio da tribulação. E, se sofrermos por amor a Cristo, devemos nos alegrar ainda mais, pois estamos certos da sua vitória. Conforme o apóstolo Pedro disse: “alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.” (1 Pedro 4:13)

No capítulo 17 de seu Evangelho, o apóstolo João descreve que Jesus orou pelo nosso livramento, santificação e unidade. E tinha em mente que seu sacrifício valeria a pena porque nos garantiria tudo isto.

Mas antes de voltar para o Pai, queria que seus discípulos soubessem que ele estava consciente de tudo o que iria lhe acontecer, para que eles entendessem que o que parecia derrota era, na verdade, vitória, e assim pudessem desfrutar da plena alegria que vem da comunhão com Ele.

Mesmo no sofrimento.

“Alegrem-se no SENHOR e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!” (Salmos 32:11 NVI)