PRIMEIRO O PRINCIPAL
O líder de um seminário queria chamar a atenção de todos para um ponto importante, então ele utilizou-se de uma jarra de boca larga e encheu-a de pedras grandes. E, então perguntou: "A jarra está cheia?"
“Sim,” alguém respondeu. "Será?" disse ele. Em seguida, despejou bolinhas de gude no recipiente para preencher os espaços entre as pedras. “E agora está cheio?” “Sim”, disse outra pessoa. "Será?" Ele voltou a preencher com areia os espaços que sobraram entre as pedras e as bolinhas. "E agora está cheio?" perguntou novamente. "Provavelmente não," alguém respondeu, para o divertimento da plateia. Em seguida colocou água no recipiente.
"Qual é a lição que tiramos disto?" perguntou. Um participante mais entusiasmado declarou: "Não importa quão cheia a jarra estiver, sempre haverá mais espaço." "Não é bem isso", disse o professor, "A lição é a seguinte: para colocar tudo dentro da jarra, você precisa colocar sempre os objetos maiores em primeiro lugar. Se eu tivesse colocado a areia primeiro, não haveria lugar para as bolinhas de gude nem para as pedras maiores... Assim é a vida. Se você preencher o seu tempo com coisas pequenas e insignificantes, as coisas mais importantes não vão caber.”
Jesus apregoou um princípio semelhante no Sermão da Montanha. Ele sabia que perdemos tempo nos preocupando com as pequenas coisas que parecem tão urgentes, mas que atrapalham aquelas que têm valor eterno. "...pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas", Jesus lembrou aos Seus ouvintes.
...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:32-33).
O que você está colocando em primeiro lugar na sua vida?
Aqueles que ajuntam tesouros no céu são as pessoas mais ricas da terra.
O texto desta leitura faz parte de um dos livretos do “Nosso Andar Diário”.