Listen

Description

SEGURANÇA ETERNA
Pr. Edison Grando

 

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12)

      A fé em Cristo nos dá plena segurança de salvação. Esta segurança dá sentido a esta vida e paz quanto ao futuro.

      A ausência desta segurança indica que não cremos realmente em Jesus. Neste caso, lá no fundo do coração, ou somos meros materialistas existencialistas, ou estamos confiando no que nós mesmos fazemos ou em outro meio qualquer para nossa salvação.

      Neste texto Pedro fala sobre Jesus como a pedra fundamental no plano de Deus para a salvação de todos os homens. Vemos no texto três importantes lições sobre a salvação em Cristo:

 

1. A SALVAÇÃO É UMA NECESSIDADE ESSENCIAL

      Quando não nos importamos com a salvação é porque não sabemos que estamos condenados à perdição eterna por causa dos nossos pecados. Estamos voltados para as coisas deste mundo e a ideia de salvação está distante de nós porque só nos importamos com as coisas desta vida. O apóstolo Paulo explica que isto acontece porque as pessoas estão cegas por sua incredulidade, conforme 2Coríntios 4.4.

      Também podemos não nos preocupar muito quando pensamos que vamos ter uma chance depois ou que estaremos bem por causa de nosso bom comportamento. Neste caso, pensamos assim porque nos julgamos bons.

      Mas a palavra de Deus diz que “todos pecaram” e, por isso, estão condenados...

      A própria justiça de Deus já nos condenou e, sem uma intervenção dele mesmo, nada poderá nos livrar da condenação.

      Por isso o texto diz que devemos (é necessário, essencial, imprescindível) ser salvos.

 

2. SÓ PODEMOS SER SALVOS PELO MEIO ESTABELECIDO POR DEUS

      Muitos estão confiando em outros meios de salvação. Pensam que um santo, um ser angelical ou uma entidade espiritual, ou mesmo a prática de certos preceitos religiosos podem lhes garantir a entrada no Céu. 

      Algumas religiões levam o homem a confiar em si mesmo para a sua salvação. Há muitas doutrinas que são ensinadas como se fossem o Evangelho, mas não são, pois distorcem as Escrituras e o verdadeiro Evangelho com ensinamentos falsos. Alguns ensinam, por exemplo, o próprio homem será o autor do seu aperfeiçoamento espiritual por meio da prática do bem, através de infindas reencarnações.

      Quando uma pessoa crê em Cristo totalmente para a sua salvação, a ideia de outras encarnações torna-se totalmente incoerente. São caminhos totalmente opostos.

      Nenhum homem ou anjo ou poder deste mundo pode salvar o homem a parte de Jesus. Era exatamente isto que Pedro explicava aos líderes judeus que haviam rejeitado a Cristo. 

      Pedro dizia-lhes que sem Jesus, a “Pedra Angular da Salvação”, tudo aquilo em que eles confiavam ruiria... cairia por terra.

 

3. O NOME DE JESUS É O ÚNICO MEIO DADO POR DEUS PARA A NOSSA SALVAÇÃO

      Note que o texto diz, em primeiro lugar, que a salvação depende de um Nome. O Nome de Jesus. Conforme está escrito em Romanos 10.13: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo...” 

      Veja também que o Apóstolo Pedro afirma que a salvação é “dada”, porque o nome de Jesus foi “dado” para a nossa salvação. Nós só precisamos nos arrepender e confiar nEle.

      Quero concordar com Deus. Quero me importar com a salvação, não somente minha, mas de todos! E quero continuar confiando somente em Jesus para ser salvo, pois ele graciosamente me foi dado...