O jogo da Imitação é o filme deste episódio do Podcast Vida nos Trilhos.
Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno extraordinário da Universidade de Cambridge, para entender e decifrar códigos nazistas, incluindo o "Enigma", que criptógrafos da época acreditavam ser inquebrável.
A extraordinária equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de "Enigma", enquanto ele constrói (isoladamente!) uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói.
Além desse feito inestimável, Turing legou outras contribuições importantes para a humanidade. Uma máquina criada por ele nos anos 1930 é tida como precursora do computador.
Turing também foi pioneiro nas formulações sobre inteligência artificial, um tema em voga até hoje e que inspirou cineastas como Stanley Kubrick e Steven Spielberg.
O matemático britânico, protagonista do filme, foi decisivo para a derrota do nazismo! Estima-se que 14 milhões de vidas foram salvas devido as suas descobertas.
Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.
Dentro deste contexto é que fazemos uma discussão sobre as belas lições do filme, e principalmente da vida de Alan Turing!
Relacionamentos, cuidados com a saúde, sacrifícios, inovação, autoconfiança, trabalho em equipe, e muito, muito mais são as lições que aprendemos com esta incrível história.
#vidanostrilhos #ojogodaimitação
Discutimos todos estes pontos em detalhes neste incrível episódio.
Link para o trailer: clique aqui.
Frase da Semana
“Às vezes, as pessoas que menos esperamos, podem fazer o que nunca imaginamos”. Alan Turing.