O assunto em pauta, neste episódio FANTABULÁSTICO do Conteúdo Concreto, é: O sistema de cotas étnicas e sociais, sob o viés da negritude, na Universidade pública. É um episódio que descortina as nuances do processo inclusivo das políticas de ações afirmativas. Mas também fala das dificuldades e desafios do público ingressante por cotas.
As convidadas, do Host Kleber Pereira, são a Profª Drª. Elielma Ayres e a escritora, ex-aluna cotista do curso de Letras, Profª Eleusa Matos.
No bate-papo Elielma explica que o sistema de cotas é apenas uma parte importante do projeto maior, que são as ações afirmativas. Para ela, a democratização do ensino vai além da garantia de uma reserva de vagas nas universidades, pois se deve pensar também em como proporcionar condições ao aluno cotista para frequentar a Universidade. Já a fala de Eleusa conta a sua experiência como cotista, apresentando-nos a sua história de superação, bem como, a evidenciando que a caminhada para o magistério nem sempre é fácil para todos. Fala do seu livro que narra a trajetória dela na UERJ, como cotista da 1ª Geração, do ano de 2003.
Compartilhe e comente esse episódio nas suas redes. Se quiser sugerir outros temas e abordagens, entre em contato conosco em: conteudoconcreto@gmail.com