Mahmud Darwich é considerado o poeta palestino. Tendo escrito a Declaração de Independência da Palestina, sua importância é inquestionável. Desta forma, a editora Tabla traz brilhantemente seus livros para que possamos desfrutar da sua grandeza e sensibilidade. Em Memória para o Esquecimento, traduzido pela igualmente grande Safa Jubran, Mahmud narra e reflete o dia 06 de Agosto de 1982, exato um mês depois da ocupação israelense em Beirute, no Líbano, lugar em que parte do povo palestino tentava fincar raízes e se afirmar enquanto povo.
Entre o alívio imediato do aroma do café e o medo de mísseis direcionados exclusivamente para as suas janelas, o poeta, cada vez menor, elabora profundas reflexões sobre a liberdade, a vida, a paz e o que há de mais humano em nós, a impotência. Um libelo literário, capaz de se conectar com as aspirações de liberdade de todos os povos e comunidades oprimidas, Darwich é um acontecimento da luta e da literatura, uma das grandes figuras do século XX sem sombra de dúvidas.
Leitura do poema Carteira de Identidade (Mahmud Darwich): Pedro Nogueira (@nogueiro)
Intro e encerramento: Rajawi Filistini, principal canto de torcida do time marroquino Raja Casablanca em solidariedade à luta Palestina | Fala de Nelson Mandela sobre a autodeterminação Palestina.
*
Atenção: Para mais informações sobre este episódio e todos os outros, acessem nosso site www.centralredepoderosa.com.br. Para acompanhar e interagir conosco, nos sigam no Instagram @centralredepoderosa. Para sugestões, parcerias e tudo o mais, nosso e-mail redepoderosa@gmail.com também está disponível.
Produção: Caio Lima (@caiorede) e Patricia Quartarollo (@poderosoresumao). Arte: Nátali Nuss (@nuss.art)