Liudmila Ulitskáia é a primeira mulher publicada pela Coleção Leste, coleção editada pela Editora 34. Com tradução de Irineu Franco Perpétuo, Meninas chega ao Brasil em 2021 com o peso que somente um livro de uma das favoritas ao prêmio Nobel tem.
Retirados de uma seção de um livro já publicado, Meninas reúne seis contos que revelam o cotidiano de garotas entre 9 e 11 anos de idade no período logo após a morte de Stálin, na União Soviética. Seus medos, anseios, descobertas, choques e surpresas compõem um quadro muito rico e oferecem uma visão mais ampla da grande história, que está em constante disputa.
Tendo classificado essa reunião de contos como um romance fractal, Liudmila chama muito a atenção pela ambiência dos contos e a recorrência de personagens sob diversos enfoques. Há, também, grande sensibilidade em narrar os adultos através das vistas das garotas e o próprio contexto da época.
Com caráter humanizador, associando a sua literatura à busca feita por grandes escritores russos no século XIX, Liudmila Ulitskáia é capaz de emocionar, entreter e trazer lugares de desconforto à tona, tudo isso com Meninas.
*
Atenção: Para mais informações sobre este episódio e todos os outros, acessem nosso site www.centralredepoderosa.com.br. Para acompanhar e interagir conosco, nos sigam no Instagram @centralredepoderosa. Para sugestões, parcerias e tudo o mais, nosso e-mail redepoderosa@gmail.com também está disponível.
Produção: Caio Lima (@caiorede) e Patricia Quartarollo (@poderosoresumao). Arte: Nátali Nuss (@nuss.art)