O Cada mesa, uma história, hoje vai falar da chamada batata inglesa, que, na verdade, vem das montanhas dos Andes da América do Sul, mais precisamente do Perú e da Bolívia. Tudo indica que ela teria sido domesticada por volta de 10 mil anos AC, por agricultores, provavelmente, na bacia do Lago Titicaca.
Dos tempos pré-colombianos até chegar ao Brasil, no final do século 19, a batata percorreu um longo caminho. E foi aqui, que a batata ganhou o nome de inglesa, porque os engenheiros ingleses que participaram da construção de ferrovias no Brasil exigiam batatas nas refeições.
Milênios se passaram até a batata se transformar em um dos mais importantes vegetais do mundo, fazendo parte da dieta de mais de um bilhão e meio de pessoas ao redor do planeta.
No episódio de hoje, contamos com a presença de Gisele Santos, bacharel em ciências econômicas, e mestre em Administração, formada em gastronomia, área na qual vem atuando exclusivamente desde 2013. Especialista em cozinha peruana e cozinha asiática pelo Le CordonBleu do Perú, Gisele é instrutora de gastronomia no SENAC Rio.