Muitas perguntas são feitas aos visitantes que entram e saem de Israel, quando a pessoa está no aeroporto. A questão da segurança é muito forte no país, que já sofreu no passado com sequestro de aviões, e sofre, ainda hoje, com ataques terroristas. Mas, nas última semanas, instalou-se um debate ainda maior sobre quem pode ou não entrar no Israel.
Tem um monte de países que, pra entrar, você precisa de visto. Você leva um milhão de documentos e, então, avaliam se você está, ou não, autorizado. E se suas opiniões políticas fossem determinantes pra isso? Foi o que aconteceu com Rashida Tlaib e Ilhan Omar. Esas congressistas norte-americanas do partido democrata são críticas às políticas de Israel em relação aos palestinos e já defenderam campanhas de boicote. A notícia de que elas seriam barradas veio após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , tuitar que as duas odeiam Israel e a todos os judeus. Esse é nosso assunto hoje aqui no “E eu com isso?”.
Nosso convidado hoje é o Leonel Caraciki, doutorando no Centro de Estudos de Israel e Sionismo na Universidade Ben-Gurion do Negev.
Apresentação: Anita Efraim e Amanda Hatzyrah.