Em 1988, o seringueiro e ambientalista Chico Mendes foi assassinado por um grileiro de terras, pessoa que toma possa de terras com documentos falsos. Passados 34 anos, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, foram assassinados em junho, no Amazonas. Apesar da longa distância desta linha do tempo, haveria alguma conexão entre esses dois fatos?
A reflexão que propomos com este episódio percorre outros momentos, que pareciam ser mais marcantes e positivos para o meio ambiente do que acabaram sendo. Havia uma grande expectativa com a realização no Rio de Janeiro, há exatos 30 anos, da ECO 92, conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em pauta, temas como aquecimento global, gases do efeito estufa, riscos com a carbonização, altas taxas de desmatamento, assim como agricultura e pecuária. Duas décadas depois, veio a Rio+20, que focou em economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.
Chegamos em 2022. O Brasil é conhecido por ser destruidor de florestas e produtor de commodities agrícolas, como café, trigo, milho, açúcar e carne bovina. Alimentos que, não necessariamente chegam à mesa dos brasileiros. No país, 33 milhões de pessoas passam fome todo dia.
Fome, emergências climáticas, destruição da natureza e negacionismo científico. A temperatura da cobertura de meio ambiente está nas alturas. Sobre isso, vamos ouvir os nossos convidados:
Giovana Girardi, jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo e fellow dos programas Logan Science e Knight Science Journalism. Com mais de 20 anos de experiência em redações, atuou no Estadão, Folha, Scientific American Brasil, Galileu e UNESP Ciência. Giovana é apresentadora, repórter e uma das roteiristas do Tempo Quente, podcast sobre meio ambiente da Rádio Novelo.
Fred Santana, jornalista graduado pela Universidade Federal do Amazonas, é fotógrafo, produtor de podcast, além de criador e editor do site vocativo.com, que trabalha com notícias de conjuntura política, ciências e meio ambiente. Fred foi vencedor do 1º prêmio InfoVacina de Jornalismo na categoria "Checagem de fatos".
A apresentação é do jornalista Moura Leite Netto, doutor em ciências e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação.