Listen

Description

Bert Trautmann nasceu no dia 23 de outubro de 1923 em Bremen, no Noroeste da Alemanha. A partir de 1933, quando ele tinha dez anos, Hitler toma o poder no país e ele fez o que a maioria dos jovens faziam: ingressou na Jungvolk (organização doutrinadora de jovens precursora à infame Juventude Hitlerista).

Em 1941, aos 17 anos, ele entrou na Luftwaffe - a força aérea nazista - e se tornou paraquedista.

 

Acontece que em um certo momento ele foi capturado pelos ingleses, que o levaram para um campo de prisioneiros.

 

Na prisão ele fez o que a maioria dos prisioneiros faziam: jogou futebol. E seu desempenho no esporte foi tão bom que chamou atenção de times fora da prisão.

 

Quando a guerra acabou, Trautmann foi convidado pra jogar em alguns times. Com essa proposta ele aceitou ser repatriado e se recusou a voltar à Alemanha.

 

Com o tempo ele cresceu no esporte de tal maneira que o Manchester City o convidou para ser goleiro. No momento do convite a torcida protestou. Mais de 20 mil torcedores foram pra rua e disseram com todas as palavras que eram contra um nazista no time.

 

Mas mesmo assim, ele mostrou um desempenho em campo excelente, principalmente após a final da Copa da Inglaterra contra Birmingham, onde ele acabou quebrando o pescoço, mas se manteve em campo e garantiu a vitória.