Listen

Description

A Arábia Saudita é um país da Ásia, só que fica numa região popularmente mais conhecida como Oriente Médio. Antes de toda a descoberta do petróleo e essas paradas, o território que hoje é a Arábia Saudita foi importante porque foi o local em que o Islamismo surgiu e se desenvolveu.

Tanto que aquela peregrinação que todo muçulmano precisa fazer uma vez na vida é para a Arábia Saudita, porque Meca fica nesse país.

O país é uma monarquia absolutista teocrática, tanto que esse país não tem uma constituição própria. O Alcorão e a Sharia são a “constituição” e o conjunto de leis da Arábia Saudita. Como você pode imaginar, ter as normas religiosas como leis civis pode dar um problema enorme, como falamos em outros países, mas na Arábia Saudita a parada escala de uma forma gigantesca.

Um exemplo disso é que esse país não diz que “todos são iguais perante a lei”, lá é justamente ao contrário. A lei não assume uma igualdade das pessoas: tanto as regras de casos civis como a aplicação de penas criminais têm diferenças entre homens e mulheres, muçulmanos e não muçulmanos, e em muitos casos até entre classes sociais. Na prática isso diz que se você (brasileiro que mora na AS) ganhar alguma causa no tribunal, o seu benefício será proporcionalmente menor do que um homem muçulmano.

Um relatório de uma ONG de Direitos Humanos disse o seguinte: “No caso de um tribunal proferir uma sentença a favor de um queixoso que seja judeu ou cristão, o queixoso só tem direito a receber 50 por cento da indemnização que um muçulmano do sexo masculino receberia; todos os outros não muçulmanos (budistas, hindus, jainistas, sikhs, animistas, ateus) só têm direito a receber 1/16 da quantia que um muçulmano do sexo masculino receberia".

Uma das coisas que não falamos muito é sobre a escravidão em países asiáticos e árabes. Ela não só existiu como na Arábia Saudita existia até pouco tempo. E aqui não é a escravidão negra que costumamos aprender na escola e sim escravizados que vinham da África Oriental, mas principalmente do Sul da Ásia. Depois de muita pressão internacional, a escravidão foi abolida no país em 1962! Por ser tão recente, é possível imaginar que vários traços de abuso relacionados ao trabalho ainda existam e sejam muito presentes.

Infelizmente essa questão de abuso pode ser vista dentro das famílias. Não é incomum vermos casos que são levados à justiça por crimes contra a honra. Em geral, algum homem, pai ou esposo se sentiu lesado e aplicou uma punição com suas próprias mãos e não recebeu nenhum tipo de punição mais grave justamente por estar reivindicando sua honra. Um exemplo disso aconteceu com um homem que estava em dúvidas se sua filha de 7 anos de idade não era mais virgem. Esse pai abusou da criança e bateu nela com a justificativa de que estava limpando sua honra.