Listen

Description

Em 15 de abril de 1947 a Major League Baseball contratava o primeiro jogador negro de sua história. Jack Roosevelt Robinson nasceu em 1919 nos EUA no Estado da Geórgia. Mas tinha um problema.

Ele nasceu em um lugar complicado para quem era negro, como ele. Não só a Geórgia, mas o EUA de forma geral nesse período não recebia bem pessoas negras. Como você sabe em vários estados existiam as leis Jim Crow que permitia a segregação racial entre brancos e negros. Jackie foi uma criança que desde sempre foi apaixonada pelo Baseball e desde cedo demonstrou bastante talento para o esporte. Mas esse contexto de segregação racial era tão integrado na sociedade que a Major League Baseball foi criada em 1869 já separada entre negros e brancos. Ou seja, essa liga principal só podia receber atletas brancos e existis uma outra liga onde os negros podiam jogar. Quando Jackie Robinson se tornou profissional atuou por muitos anos na liga secundária, conhecida também como Negro League. Durante a 2ª Guerra Mundial ele foi convocado para o exército. E muita gente diz que a semente dos protestos pelos direitos civis que começaram lá na década de 1950 foi justamente a Segunda Guerra, porque vários jovens negros foram convocados para lutar pelos EUA.

E como você luta por um país que internamente te descrimina e em muitos casos te quer morto? Mas antes de entrar para a história como o primeiro negro a ir para a liga principal Jackie Robinson ainda deu o que falar quando ele estava no exército.

Em 1944 ele era Tenente do Exército e enquanto estava voltando para o Quartel dos Negros depois de um treinamento, Jackie Robinson estava sentado no ônibus ao lado de uma esposa de um superior dele (ele estava apenas sentado, sem segundas intenções). O motorista o mandou ir para o fundo do ônibus e Jackie se recusou afirmando que era proibida a segregação racial nos ônibus do exército. Jackie foi preso acusado de causar desordem no quartel e desrespeitar seus superiores por conta dessa resposta.

Ele passou alguns dias presos, mas depois foi inocentado. Assim que saiu do exército foi contratado pelo Kansas City Monarchs, um time da Negro League. Um dos homens que ajudou Jackie Robinson a entrar na Major League Baseball foi um cara chamado Branch Rickey, que era o gerente do Brooklyn Dodgers. Rickley amava o Baseball e sabia que os jogadores negros eram muito melhores que a maioria dos jogadores brancos.

De acordo com algumas biografias o Rickley perguntou o seguinte pro Jackie: “Sei que você é um bom jogador. O que não sei é se você tem colhões, estou procurando um jogador com coragem o bastante para não revidar.". Ai Jackie respondeu: “"Você está procurando um negro que tenha medo de lutar?" Rickley contratou Jackie Robinson para o Brooklyn Dodgers, que hoje se chama Los Angeles Dodgers e o cara arrebentou! Além de ser um sucesso de público entre os negros que passaram a apoiá-lo dentro do campo ele foi um grande destaque.

Em 1947 ele ganhou um prêmio de o melhor estreante da liga e dois anos depois foi eleito o MVP (Most Valible Player) da MLB. Seu sucesso foi tanto que recebeu o apelido de Superhuman! Mas obviamente existiram casos de racismo dentro do seu próprio grupo, com parceiros de equipe e em viagens que ele fazia com o time para outras cidades. Mas como ele tinha o apoio do gerente do time, ele mantinha sua postura de não revidar e dar a resposta em jogo.

Jackie Robinson jogou 9 temporadas e em 6 delas foi selecionado para o Jogo das Estrelas da Liga e levou seu time a ser campeão em 1955, feito que até hoje é celebrado e comemorado. Fora do campo ele se tornou um atleta muito envolvido com as causas sociais e passou a participar das marchas promovidas pelo Martin Luther King pelos direitos civis dos negros e Jackie também usou sua influência no esporte para escrever para jornais relatando o dia a dia de um jogador negro e falando também sobre questões raciais.

Jackie Robinson morreu com 53 anos de idade vítima de um ataq