Caro amigo advogado,
Ao se deparar com um conflito, qual a sua postura?
Analisa o problema rapidamente e já propõem uma resolução judicial?
Ou conversa com seu cliente, tentando entender as circunstâncias do problema, a visão dos envolvidos, analisa, ressignifica e propõem soluções mais estratégicas?
Como já é do seu conhecimento há algum tempo operadores do Direito e o próprio Judiciário brasileiro tem fomentado a resolução de conflitos de uma forma mais estratégica e conciliadora.
Nesse contexto, cabe ao advogado adotar uma postura menos litigante, aplicando um olhar mais ampliado acerca do conflito, para aproximar as partes, é o que indica a nossa convidada do ADVCast dessa semana, a advogada e empreendedora sistêmica, Fabiana Quezada.
Quezada, defende uma postura sistêmica do advogado independente do meio utilizado para resolução do conflito (judicial ou extrajudicial), vez que o foco deve estar no ser humano e portanto é preciso ter o respeito e compreender seus signos e histórias.
Nesse episódio em especial, Quezada trouxe exemplos e aplicações práticas da advocacia sistêmica, desmistificou algumas crenças, apresentou referências e ferramentas utilizadas profissionalmente.
Vem conferir esse episódio?
O ADVCast está disponível em vídeo no YouTube e no Spotify e em áudio nos principais agregadores de podcast.