Listen

Description

Em um país de dimensão continental como o Brasil, onde há uma pluralidade de povos, tradições e linguagens, são  inúmeras as variações linguísticas decorrentes das características regionais, das gírias e sotaques, que ao longo do tempo passam a fazer parte da cultura linguística do nosso país.

Algumas ações, no entanto, conduzem à uma segregação social.  E, nesse cenário, não se pode refutar a existência do preconceito  linguístico, que ocorre em relação a grupos de pessoas que gozam de  menor prestígio social ou em decorrência das caraterísticas linguísticas  inerentes à região do território nacional que habitam. 

Esse prévio julgamento negativo a uma determinada variedade  linguística caracteriza o denominado preconceito linguístico, operado  tanto pelas pessoas como fomentado pela mídia e veículos de comunicação.

Por isso, para entender mais sobre o tema, o UFSC Ciência  conversa com três professores que atuam em diferentes áreas da  Universidade.  Eles vão falar sobre a desigualdade linguística no  Brasil, como a preconceito linguístico se manifesta na sociedade, que  ações cotidianas perpetuam esse tipo de discriminação e como evoluir  desse cenário.

CRÉDITOS:



Locução: Letícia Schlemper e Maykon Oliveira

Produção: Giulia Rabello e Letícia Schlemper

Roteiro e edição: Maykon Oliveira

Apoio Técnico: Roque Coelho e Peter Lobo

Música Tema: “Alegorias de Verão”, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração.

Arte: Luana Sanches