Listen

Description

O #PodcastADu desta semana traz um bate-papo sobre cineclube e cineclubismo no Brasil, com Wanderley Martins, Diretor de Cultura da ADunicamp e professor do Instituto de Artes da Unicamp e Orestes Augusto de Toledo, professor e historiador do Museu da Imagem e do Som de Campinas, o MIS de Campinas.

Neste semestre, a Diretoria de Cultura da  ADunicamp está programando retomar as tradicionais sessões de cinema em seu auditório. E uma das propostas é que, periodicamente, ocorram sessões baseadas exatamente no conceito de cineclube e cineclubismo.

O surgimento dos cineclubes faz parte da história do cinema. Os primeiros de que se tem notícia surgiram na década de 1920, na França. A ideia era reunir pessoas apreciadoras do cinema, a sétima arte como se dizia, não só para assistir os filmes, como nas salas tradicionais, mas para debater a obra que acabaram de ver, trocar impressões sobre ela e assim por diante.

O primeiro cineclube de que se tem registro no Brasil, o Chaplin Club, surgiu no Rio de Janeiro, em 1928. Em São Paulo, só surgiria outro mais de uma década depois, em 1940, o chamado Clube de Cinema de São Paulo.

Nas décadas seguintes, o cineclubismo popularizou-se tanto no Brasil, multiplicou-se por centenas de cidades, que em 1961 foi criado um Conselho Nacional de Cineclubes.

Os cineclubes se propõem a ser espaços democráticos, educativos e políticos. Um instrumento para que apreciadores da sétima arte possam conhecer e discutir as diferentes estéticas, culturas e narrativas do cinema.

Siga nossas redes sociais, nosso site e fique por dentro dos próximos temas que serão abordados no #PodcastADu.

Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse ao #PodcastADu pelo Youtube.

Créditos

Mediação e Apresentação: Paulo San Martin e Cristina Segatto

Roteiro: Paulo San Martin

Participação: Prof. Dr. Wanderley Martins e Orestes Augusto Toledo

Edição: Paula Vianna

Vinheta: Edwiges Morato

Produção e Coordenação: Fernando Piva

Realização: ADunicamp