Listen

Description

Em outubro de 2019, o jornalista Phelipe Caldas nos deu uma aula sobre o Botafogo, seus torcedores, suas torcidas e suas formas de torcer. Hoje, trazemos um "pouco" daquela conversa para relembrar a aula do nosso professor.


Não deixe de conferir também o livro do nosso entrevistado:

O Belo e suas torcidas – As formas de torcer que cercam o Botafogo da ParaíbaO Belo e suas torcidas não é livro apenas para pessoas que gostam, acompanham ou são torcedores/as de um time de futebol. É destinado a um público muito mais amplo. É um livro que fala de pessoas que se juntam em três grupos diferentes para torcer para o Botafogo-PB, carinhosamente chamado de Belo, e, a partir disso, estabelecem formas plurais de organização para se apoiarem, divertirem-se, encontrarem-se nos estádios, fora deles e em outras cidades do país. A partir de um olhar antropológico, o autor revela-nos como as torcidas do Belo constroem linhas fronteiriças entre elas e com torcidas de outros clubes, alimentando rivalidades. Mostrando como as mesmas torcidas estabelecem alianças entre elas e com torcidas de outros clubes, promovendo conexões. Desvenda como as torcidas territorializam o Estádio Almeidão e a cidade de João Pessoa, num processo de apoderamento de bairros da capital paraibana, estabelecendo rotas que os levam em “bondes” para o estádio. Este livro vai além de um estudo etnográfico. O texto de Phelipe Caldas é instigante, com rigor metodológico da antropologia urbana, aliado a uma deliciosa escrita, que informa, diverte, emociona, faz o leitor derreter-se em lágrimas e em risadas, assim como nos faz o convívio com o autor.

Disponível por encomenda em https://ludopedio.org.br/

Extraído do Episódio:
#027 – Embrulha um Misto pra Viagem

Apresentação:

Paulo Cavalcanti

Comentários:

André Resende

George Junior

Participação:

Phelipe Caldas

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba, graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPB. É escritor e cronista, com quatro livros já publicados. Integra o Laboratório de Estudos das Práticas Lúdicas e de Sociabilidade (LELuS/UFSCar) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas (Guetu/UFPB). É membro-fundador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).