Listen

Description

O CEARÁ CHEGOU A 1.114 MORTES E 16.692 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS. OS NÚMEROS FORAM ATUALIZADOS NA PLATAFORMA INTEGRASUS, DA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO (SESA),NO INÍCIO DA TARDE DESTE DOMINGO. AO MESMO TEMPO, QUASE OITO MIL PESSOAS JÁ SE RECUPERARAM DA DOENÇA. EM RELAÇÃO A SABADO, FORAM 52 ÓBITOS A MAIS, 813 NOVOS CASOS E 778 CURADOS. ATUALMENTE, 28.315 CASOS ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO NO CEARÁ E O NÚMERO DE EXAMES REALIZADOS JÁ CHEGA A MAIS DE 43 MIL. A TAXA DE LETALIDADE DA COVID 19 NO CEARÁ ESTÁ EM 6,9%.

CEARÁ ATINGIU, NO ÚLTIMO SABADO, O ÍNDICE DE 50,76% DE ISOLAMENTO SOCIAL - O MAIS ALTO ENTRE OS 27 ESTADOS DO PAÍS. O DADO É MONITORADO PELA PLATAFORMA INLOCO, COM BASE NO COMPORTAMENTO DE LOCALIZAÇÃO DE CERCA DE 60 MILHÕES DE PESSOAS. O NÚMERO É DO SEGUNDO DIA DO VIGOR DOS DECRETOS MUNICIPAL E ESTADUAL DE COMBATE À COVID-19 QUE PREVEEM REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA ESTABELECER MAIOR PERMANÊNCIA DAS PESSOAS EM DOMICÍLIO.

A POLÍCIA DO CEARÁ REGISTROU 339 OCORRÊNCIAS DE AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS E DE COMÉRCIOS ABERTOS ENTRE A ÚLTIMA QUINTA, E ESTE DOMINGO, EM FORTALEZA. DO TOTAL, 233 FORAM CASOS DE AGLOMERAÇÃO E 106 FORAM DE COMÉRCIOS NÃO ESSENCIAIS EM FUNCIONAMENTO. AS REGIÕES QUE REGISTRARAM MAIS OCORRÊNCIAS FORAM AS DOS BAIRROS ALDEOTA, PRAIA DE IRACEMA E VICENTE PIZÓN; JANGURUSSU E CONJUNTO PALMEIRAS; E CENTRO E CARLITO PAMPLONA.

O SETOR CEARENSE DA CONSTRUÇÃO CIVIL É UM DOS MAIS PREJUDICADOS COM A CRISE DO NOVO CORONAVÍRUS, JÁ QUE TÊM AS ATIVIDADES PARALISADAS HÁ QUASE DOIS MESES E SOMENTE OBRAS PÚBLICAS CONSIDERADAS ESSENCIAIS PODEM CONTINUAR EM ANDAMENTO. SEM QUALQUER PREVISÃO PARA UMA POSSÍVEL RETOMADA, O SETOR, QUE INICIALMENTE DEU FÉRIAS DE 30 DIAS PARA SEUS FUNCIONÁRIOS, JÁ CONTABILIZA DEMISSÕES E TEME ATÉ CASOS DE FALÊNCIAS SE A CRISE CONTINUAR SE ESTENDENDO.

COMEÇA HOJE A TERCEIRA FASE DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NO CEARÁ. NESSA PRIMEIRA ETAPA, QUE VAI ATÉ O DIA 17 DE MAIO, A PRIORIDADE É VACINAR OS GRUPOS PRIORITÁRIOS DE CRIANÇAS DE SEIS MESES A MENORES DE SEIS ANOS DE IDADE, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, GESTANTES E PUÉRPERAS ATÉ 45 DIAS.

NOS MESES DE MARÇO E ABRIL, A COVID-19 MATOU SOZINHA MAIS PACIENTES NO CEARÁ QUE AS CAUSAS HISTORICAMENTE MAIS COMUNS DE ÓBITOS JUNTAS NO ESTADO, COMO: INFARTO, AVC E CÂNCER DE PULMÃO. JUNTAS, ESSAS TRÊS CAUSAS MATARAM, NESSE PERÍODO, 579 PESSOAS NO ESTADO; ENQUANTO A COVID 19 LEVOU A VIDA DE MAIS DE SETECENTAS PESSOAS NO MESMO INTERVALO DE TEMPO.

OS MUNICÍPIOS DE CAUCAIA, JUAZEIRO DO NORTE, MARACANAÚ, E SOBRAL ESTÃO NA LISTA DOS DEZ MUNICÍPIOS DO NORDESTE MAIS VULNERÁVEIS AO CORONAVIRUS SEGUNDO A SUDENE. A PESQUISA É BASEADA NOS SEGUINTES CRITÉRIOS: FATOR SOCIAL, GRUPOS DE RISCO, ACESSO A EQUIPAMENTOS DE SAÚDE E PROXIMIDADE A FOCOS DE CONTÁGIOS.