Listen

Description

O AÇUDE CASTANHÃO REGISTROU 13,06% DA CAPACIDADE TOTAL DE 6 BILHÕES E 700 MILHÕES DE METROS CÚBICOS (M³) NESSA QUARTA-FEIRA, 22. É O MAIOR NÍVEL DESDE DEZEMBRO DE 2015, QUANDO PREENCHEU 12,20%. OS DADOS SÃO DA COMPANHIA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS.

A COMISSÃO FORMADA PELO GOVERNO DO ESTADO PARA DISCUTIR A RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO CEARÁ COMEÇA A AVALIAR, AINDA NESTA SEMANA, ESTUDOS SOBRE CENÁRIOS PARA O RETORNO AO TRABALHO. EM REUNIÃO VIRTUAL, OS INTEGRANTES DO GRUPO, CRIADO POR DECRETO DO GOVERNADOR CAMILO SANTANA NO DIA ANTERIOR, DEFINIRAM UM CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DE TRÊS ANÁLISES SETORIAIS QUE SERVIRÃO DE PONTO DE PARTIDA.

O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 NO CEARÁ SUBIU PARA 4.437 NESTA QUINTA-FEIRA, 322 A MAIS DO QUE O REGISTRADO ONTEM. SÃO 239 MORTES POR CONTA DO NOVO CORONAVÍRUS NO ESTADO. A LETALIDADE ESTÁ EM 5,4%.

AS REGIONAIS I, III, IV E VI, QUE REÚNEM OS BAIRRO COM MENOR RENDA NOMINAL MÉDIA DE FORTALEZA SÃO OS LOCAIS EM QUE MAIS PESSOAS SAEM DE CASA PARA TRABALHAR DURANTE A QUARENTENA. ISSO É O QUE APONTA A PESQUISA "A VIDA NA QUARENTENA: DESLOCAMENTOS E AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS EM FORTALEZA", DESENVOLVIDA PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM POLÍTICA, EDUCAÇÃO E CIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

APÓS UM GRANDE DESEMPENHO NO QUARTO TRIMESTRE DO ANO PASSADO, QUANDO REGISTROU CRESCIMENTO DE 7,6% EM SEU PRODUTO INTERNO BRUNTO, A CONSTRUÇÃO CIVIL CEARENSE ESTAVA OTIMISTA PARA 2020, COM A PROJEÇÃO DE AVANÇAR 3% E MOVIMENTAR CERCA DE R$ 2 BILHÕES EM VALOR GERAL DE VENDA NO ANO. COM A CRISE DO CORONAVÍRUS, ENTRETANTO, O CENÁRIO ATUAL É BEM DIFERENTE PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO DO ESTADO, QUE PROVAVELMENTE NÃO VERÁ GRANDES LANÇAMENTOS TÃO CEDO, TERÁ DIFICULDADES PARA FECHAR NEGÓCIOS E AINDA LIDAR COM UMA POSSÍVEL ALTA NA INADIMPLÊNCIA, CONSIDERADA "INEVITÁVEL" POR ALGUNS REPRESENTANTES DO SETOR.

APÓS O GOVERNADOR CAMILO SANTANA ANUNCIAR, EM ENTREVISTA AO O POVO, A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO PARA DISCUTIR A RETOMADA GRADUAL DA ATIVIDADE ECONÔMICA NO CEARÁ, SETORES JÁ TRAÇAM ESTRATÉGIAS DE COMO GARANTIR QUE O RETORNO SEJA FEITO DE FORMA SEGURA E EFETIVA, MESMO DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA.

TRINTA E OITO DIAS APÓS A PRIMEIRA INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS, O CEARÁ PASSA DE 4 MIL CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19. O NÚMERO DE DIAGNÓSTICOS AUMENTOU 82% E O DE MORTES QUASE DOBROU, UM AUMENTO DE 92%, EM UMA SEMANA. O ESTADO REGISTRA 4.437 TESTES LABORATORIAIS POSITIVOS E 239 ÓBITOS EM DECORRÊNCIA DA DOENÇA, CONFORME DADOS DA PLATAFORMA INTEGRASUS, DA SECRETARIA DA SAÚDE. NA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO DIA 15, HÁ UMA SEMANA, ERAM 2.253 CASOS E 124 ÓBITOS.