O CEARÁ É O TERCEIRO ESTADO DO NORDESTE EM NÚMERO DE PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO DURANTE A CRISE DO NOVO CORONAVÍRUS, ATRÁS APENAS DA BAHIA E DE PERNAMBUCO. AO TODO 8 MIL 299 TRABALHADORES DEMITIDOS SEM JUSTA CAUSA SOLICITARAM O AUXÍLIO NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL, NO ESTADO.
FOI CONFIRMADA A PRIMEIRA MORTE POR COVID 19 NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO CEARÁ. SEGUNDO A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIARIA, A SAP, O INTERNO TINHA 36 ANOS E PERTENCIA À CASA DE PRIVAÇÃO PROVISÓRIA DE LIBERDADE PROFESSOR CLODOALDO PINTO (CPPL) II, EM ITAITINGA, NA GRANDE FORTALEZA.
EM SEIS DIAS, NÚMERO DE CONFIRMAÇÕES LABORATORIAIS DO NOVO CORONAVÍRUS MAIS DO QUE DOBROU EM 48 BAIRROS DE FORTALEZA. BOLETINS PUBLICADOS NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, E NESTA SEGUNDA-FEIRA, PELA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (SMS) INDICAM QUE A TRANSMISSÃO DA COVID-19 ACELERA DE FORMA ACENTUADA EM BAIRROS DA PERIFERIA, ENQUANTO EM REGIÕES DA ÁREA MAIS RICA — QUE REGISTARAM OS PRIMEIROS CASOS DA INFECÇÃO NA CAPITAL — FREIAM A DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS.
O TELESAÚDE, CENTRAL DE TELEFONIA DO GOVERNO DO CEARÁ, CRIADA PARA ESCLARECER DÚVIDAS DA POPULAÇÃO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS, JÁ REGISTROU MAIS DE 96 MIL CHAMADAS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA. DESSE TOTAL, 25% FORAM ORIENTADOS A BUSCAR ATENDIMENTO MÉDICO, O EQUIVALENTE A CERCA DE 24 MIL PESSOAS.
O CEARÁ ULTRAPASSOU A MARCA DOS 7 MIL CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19, COM O REGISTRO DE 7.029 DIAGNÓSTICOS POSITIVOS PARA A DOENÇA. O ESTADO TAMBÉM JÁ SOMA QUATROCENTAS E VINTE E DUAS MORTES EM DECORRÊNCIA DO NOVO CORONAVÍRUS.
EM FORTALEZA, O HOSPITAL LEONARDO DA VINCI CONTABILIZA 104 ALTAS DE PACIENTES INFECTADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS ATÉ A MANHÃ DE HOJE. A UNIDADE, EXCLUSIVA PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM COVID-19, ESTÁ COM TAXA DE OCUPAÇÃO DE 81,53%, TOTALIZANDO 129 PACIENTES INTERNADOS, SENDO 78 EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI).