MORREU NESTA QUINTA-FEIRA, EM FORTALEZA, O EMPRESÁRIO JOÃO FUJITA, 84, CONHECIDO POR "CAPITÃO FUJITA". SEGUNDO INFORMAÇÕES DE FAMILIARES, ELE ESTAVA INTERNADO HÁ DIAS EM UTI, SOB SUSPEITA DO NOVO CORONAVÍRUS.
COM 445 NOVOS CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 NESTA QUINTA-FEIRA, 44 A MAIS QUE NO DIA ANTERIOR, O CEARÁ REPETIU PELA TERCEIRA VEZ SEU MAIOR ÍNDICE DE CRESCIMENTO DE DIAGNÓSTICOS DA DOENÇA EM UM SÓ DIA DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA NO ESTADO.
O GOVERNADOR CAMILO SANTANA ASSINOU MENSAGEM QUE DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO CEARÁ POR CAUSA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, A COVID-19. O TEXTO FOI ENVIADO PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NA MANHÃ DE HOJE. O GOVERNADOR ASSINOU O DOCUMENTO NESTA QURTA-FEIRA A NOITE.
ATÉ O MOMENTO, NÃO HÁ CASOS CONFIRMADOS NEM SUSPEITOS DE COVID-19 NO SISTEMA PRISIONAL CEARENSE, CONFORME A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA. MAS INSTITUIÇÕES QUE ATUAM NO SISTEMA PRISIONAL ALERTAM PARA AS MÁS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E SUPERLOTAÇÃO QUE PODEM PERMITIR UMA MAIOR PROPAGAÇÃO DO VÍRUS ENTRE OS PRESOS. A PREOCUPAÇÃO MAIOR É COM AQUELES QUE SÃO CONSIDERADOS PARTE DO GRUPO DE RISCO: HÁ, PELO MENOS, 1.321 DETENTOS NESSA SITUAÇÃO, CONFORME A SAP.
A SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE FORTALEZA INFORMA QUE, A PARTIR DE HOJE O RESTAURANTE POPULAR DA PARANGABA, VAI PASSARÁ A FAZER A DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS QUE SERÃO ENTREGUES DIRETAMENTE NA RESIDÊNCIA DOS 1.500 USUÁRIOS CADASTRADOS NO EQUIPAMENTO.
O PREFEITO ROBERTO CLAUDIO, ATRAVES DE TRANSMISSÃO AO VIVO PELAS REDES SOCIAIS, ANUNCIOU O PLANO DE PROTEÇÃO SOCIAL E ALIMENTAR. 203 MIL FAMÍLIAS ESTÃO RECEBENDO KITS ALIMENTARES.
O BALANÇO DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO REVELA QUE ENTRE 17 E 31 DE MARÇO DESTE ANO, PERÍODO DE PANDEMIA PELO CORONAVÍRUS, FORAM REGISTRADOS 48 ACIDENTES, UMA QUEDA DE 61% EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2019, QUE TEVE 123 INCIDENTES.
A JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ DECIDIU MANTER A BARREIRA SANITÁRIA EM ÁREA RESTRITIVA DO AEROPORTO DE FORTALEZA PINTO MARTINS. DESSA FORMA, A AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO PODE IMPEDIR QUE O GOVERNO DO ESTADO REALIZE A INSPEÇÃO DE PASSAGEIROS QUE CHEGAM EM TODOS OS VOOS NACIONAIS.