O episódio de estreia da Série Criança Lê, indicado para adultos e crianças de todas as idades, baseia-se na mediação de leitura do livro “Se os tubarões fossem homens”, de Bertolt Brecht, na versão traduzida por Christine Rohrig, publicado pela Editora Olho de Vidro.
A mediação é realizada com um grupo de crianças de 6 a 12 anos, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bartolomeu Lourenço Gusmão, de São Paulo capital, e também contou com outras crianças convidadas.
Os conteúdos sonoros foram produzidos a partir de diálogos fundamentados na Agenda 2030, da ONU, para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8 “Trabalho decente e desenvolvimento econômico.” Têm como principais diretrizes a escuta ao modo como as crianças percebem o ODS 8 e as perguntas que nascem a partir da relação entre o texto de Brecht e as experiências vividas por elas.
A narradora Kiara Terra e Yohan Prugger de 10 anos conversam sobre a palavra Utopia. Na sequência Matheus Brayan de Jesus Alvarenga e Vitoria Lima Veloso apresentam um rap composto por eles, inspirado nas palavras de Brecht e da Educadora e Narradora Samara Rosa, que nos conta de modo inspirador a biografia de Paulo Freire.