O Amigos das Letras se propõe a falar sobre os grandes livros e autores da literatura.
Nesta semana, Felipe Braga leu a famosa carta de Touro Sentado, líder indígena da tribo Sioux na batalha de Little Bighorn em 1876, quando derrotou o exército norte-americano e provocou a morte do General Custer.
Durante a expansão dos EUA, milhares de nativos daquela região perderam seus lares, suas terras e a dignidade, tudo isso em nome do dito "progresso": consolidou-se assim, definitivamente, a Revolução Industrial em todo seu território, massacrando o modo de vida do dito "selvagem".
Touro Sentado foi um líder Sioux, tribo que resistiu até o último guerreiro, lutando contra a ganância do homem branco por riquezas materiais e lhes impondo derrotas militares. O líder indígena deixou conhecimentos filosóficos a toda humanidade, antes de morrer dramaticamente em uma reserva natural, afastada de seu local de nascimento e criação.
Caçado durante anos, fugiu com seus guerreiros para o Canadá, antes de entregar-se para encerrar a guerra contra seu povo. Participou a seguir de uma seita considerada perigosa à nação americana, resistiu à prisão e foi baleado junto com seu filho em 1890. Sua famosa carta dirigida ao Presidente do país data de 1855.
Confira!