Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

Nós vivemos, hoje, em uma correria enlouquecedora, em que nossas obrigações sempre vêm primeiro do que qualquer coisa, inclusive da nossa saúde e sanidade.


Mas tirar tempo para momentos de prazer para podermos cuidar de nós mesmos e dos nossos relacionamentos faz com que tenhamos energia de vida pra seguir o dia a dia.


Infelizmente, existem pessoas, que não sabem o que é parar, arrumar um espaço na agenda de afazeres, pra ler um livro, ouvir uma música pra relaxar, ou qualquer outra coisa pra cuidar de si. E isso se reflete em tudo o que faz, inclusive no casamento.


O casamento é para ser uma relação de prazer. Um relacionamento onde queremos estar e pertencer. Mas infelizmente, alguns não se encontram mais nessa situação, e talvez o grande motivo seja a falta de manutenção de atividades prazerosas no casamento.


Lazer é toda e qualquer atividade, não obrigatória, que traga felicidade, leveza, autocuidado, e prazer. Não precisa ser caro, complexo, longe, difícil de fazer. Existem muitas coisas que nos fazem felizes e são simples, mas trazem uma grande sensação de bem estar pra nós. É exatamente essa sensação de bem estar que buscamos nessas atividades.


Além do lazer ser importante, de forma individual, é fundamental dar uma pausa a dois na agitação do dia a dia. Façam, os dois, uma lista individual do que dá prazer a vocês. Como disse, não precisa ser caro ou complexo, pode ser algo simples.


Depois unam essa lista e vejam o que aparece em comum. Se programem, coloquem na agenda de vocês a frequência em que esses momentos acontecerão.


O ideal é que seja algo, no máximo, quinzenal, se for bem simples, e mensal, se for um pouco mais complexo. Viagens por exemplo, dependendo do custo e local pode ser semestral ou anual. Mas vejam a realidade de vocês pra que isso aconteça de um jeito que não prejudique a rotina.


Com filhos as coisas ficam mais difíceis, mas ainda é possível encontrar momentos só pra vocês. E na verdade, esse lazer a dois, pro casal que tem filhos, é praticamente obrigatório, se você quer alimentar seu relacionamento e fazer ele durar.


Claro que se for uma criança muito pequena, fica bem mais difícil. Mas esperem alguns meses e se planejem mesmo assim, afinal vocês são muito mais do que pais, também são cônjuges.


É preciso um equilíbrio. Um tempo como casal e um tempo como pessoa. A sós e acompanhados. Mas tem que ter lazer!