Às vezes, o maior cuidado que você pode ter com a sua paz é aprender a não se envolver onde não foi chamado.
Se não te incluíram, não force.
Se não te contaram, não insista.
Se não te responderam, aceite o silêncio.
Se não te convidaram, não apareça.
Quando alguém te evita, respeite a distância. Quando te tratam com indiferença, se afaste. É preciso reconhecer o espaço que você realmente ocupa na vida das pessoas — e não tentar caber onde não há lugar para você.
Não desperdice sua energia com quem não quer sua presença. Se alguém não te quer na vida, siga seu caminho. Saia não só fisicamente, mas também do coração e da mente dessa pessoa. Permanecer onde não há amor ou respeito só te fará sofrer.
Relacionamentos de migalhas não valem a pena. Amor verdadeiro não exige que você implore para ser visto. E a gratidão, infelizmente, nem sempre virá, mesmo de quem você ajudou por anos. Às vezes, basta dizer um único “não” para que todo o bem que você fez seja esquecido.
A vida é muito curta para permanecer onde você não é aceito. Relações saudáveis são aquelas em que você é valorizado pelo que é, sem precisar se moldar para caber.
Cerque-se apenas de amizades que reconheçam seu valor, que te apoiem e que queiram o seu bem de verdade. Estar sozinho por um tempo é infinitamente melhor do que estar rodeado de pessoas erradas.
Porque a solidão momentânea pode ser, na verdade, o espaço necessário para encontrar quem realmente vale a pena