Um casal de noivos se preparava feliz para a semana de lua de mel, longamente sonhada, que haviam ganho de presente dos amigos. Mas na hora da partida do ônibus para o aeroporto eles não estavam lá. Perderam a hora e o ônibus partiu sem eles. Uma jovem preparou-se durante todo o ano para o Vestibular de Medicina. No dia marcado, chegou ao local um minuto após as portas terem sido fechadas e não pôde entrar.
Eles falharam no momento exato. Não sei como se arranjaram e se foi possível recuperar o prejuízo. Provavelmente, a viagem tenha saído em outra data, depois de alguns transtornos para remarcar. Talvez o vestibular se realizou em outra universidade ou no ano seguinte. Não sei. Sei apenas que eles não estavam no local no momento certo. O risco que corremos é de não nos darmos conta de que há coisas que podem ser remarcadas mas outras, não.
Há um momento exato para agir e a janela do tempo precisa ser respeitada.
Podemos perder tempo olhando demais e fazendo de menos, deixando assim passar a oportunidade.
Há o momento certo, no futebol, de anotar um gol, o momento exato do músico entrar no solo, o momento exato de ultrapassar na Fórmula 1; há o momento certo de colher uma fruta, o momento exato de tomar uma decisão.
A maioria das situações na vida é resultado de mudanças graduais. O projeto começa frágil e, aos poucos, vai amadurecendo. O tempo é um bom aliado, mas existe o momento certo. A ocasião perdida pode nunca mais voltar.
A vida pode ser comparada a um caminho. De repente chegamos a uma encruzilhada e precisamos escolher. Qual dos dois caminhos é melhor pra mim? Não podemos ficar parados na encruzilhada. Ou escolher o caminho errado. Devemos ter objetivos claros e estar dispostos a pagar o preço desses objetivos, na hora certa. Não adianta lamentar a chance perdida, nem culpar os outros pelo nosso erro. Em seu leito de morte, o escritor George Bernanos admitia: sou responsável também por aquilo que não fiz. Hoje é o dia. Hoje é seu momento certo. Não deixe a janela se fechar.
Amanhã pode ser tarde demais. Olhe o calendário, olhe o relógio e pense: este é o dia e o momento certo para fazer o que na sua vida?