Listen

Description

Thereza Barreto, Diretora Pedagógica do Instituto de
Corresponsabilidade pela Educação (ICE), mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco que atuou na concepção e desenvolvimento do Modelo da Escola da Escolha, conversa com a professora e socióloga Maria Helena Guimarães de Castro. Maria Helena é depositária de uma notável contribuição para a educação brasileira, não apenas pelos trabalhos realizados como Secretária Executiva do Ministério da Educação, Presidente do Conselho Nacional de Educação, Secretária de Educação do Distrito Federal e do estado de São Paulo e Presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mas, notadamente, por ter sido uma das
idealizadoras e implementadoras do ENEM. Atualmente, Maria Helena é titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE.

Também participa deste bate-papo, o Olavo Nogueira Filho, Diretor Executivo do Todos pela Educação, uma organização independente que atua em prol da qualidade da Educação Básica no Brasil. O Olavo também atuou na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e é o autor do livro “Pontos fora da curva”, uma reflexão sobre a efetividade das reformas educacionais no Brasil e o que isso significa para o futuro da nossa educação. Possui graduação em Administração e Empreendorismo pela University of Notre Dame e é mestre em gestão e políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas.

Os convidados falam sobre os elementos diferenciais e inovadores do modelo da Escola da Escolha do ICE e a sua importância no desenvolvimento da educação integral como política pública, inicialmente em Pernambuco, no início dos anos 2000, e, posteriormente, ao expandir o modelo para todas as regiões
brasileiras, inspirando a criação da política de fomento para a educação integral em 2016 e que hoje se consolida pela lei 14.640/2023 que cria o Programa Escola em Tempo Integral. Atuando no Brasil há 20 anos, o ICE já transformou mais de 5.500 escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, contribuiu com a educação de quase 980 mil estudantes e formou mais de 120 mil educadores.