Listen

Description

O MINI PULSO traz notícias e análises de conjuntura sobre os principais acontecimentos políticos do nosso continente latinoamericano.

Neste episódio, Raíssa Lazarini entrevista o historiador e professor do curso de Relações Internacionais da UNIFESP, Fabio Luis Barbosa dos Santos, para discutir a vitória do candidato de centro-esquerda à presidência da Guatemala, Bernardo Arévalo do Movimiento Semilla, com 59% dos votos. Considerada uma vitória significativa no país guatemalteco cuja política é dominada pela direita há décadas, Bernardo Arévalo ganhou em segundo turno da candidata de direita Sandra Torres, do Unidade Nacional pela Esperança (UNE) e sucederá o conservador e atual presidente do país Alejandro Gianmattei, do partido Vamos.

Arévalo ocupará o lugar que um dia foi ocupado por seu pai, Juan José Arévalo, presidente da Guatemala entre 1945 e 1951, conhecido dar início à construção de um Estado de bem estar social no país e que seria aprofundado pelo seu sucessor Jacobo Árbenz, que sofreu um golpe de Estado em 1954. Desde então, a história da Guatemala é marcada por inúmeros episódios de repressão e violência.

Décadas depois, a esquerda volta à presidência da Guatemala através de Bernardo Arévalo e do Movimento Semillas, que se descreve como “ecologista, progressista e liberal”.

Este episódio foi produzido pelo Berta Coletivo Latinoamericanista.