Jacó passa a viver em Canaã com os seus. E seus filhos cuidavam de seus rebanhos. José, o mais novo, que tinha 17 anos, era mais amado pelo pai. Este, em determinado dia, lhe deu uma túnica especial. Os irmãos, percebendo a predileção, odiavam seu irmão. Piorando a situação, José teve sonhos, onde claro ficava que todos lhe serviriam, e contou os sonhos aos irmãos. Por conta disso tudo, tramaram matar José, e só não o fizeram porque Rúben intercedeu. Seguiram então o conselho de Judá, o vendendo para mercadores. Mancharam então a túnica dele com sangue de animal e mostraram ao pai. Jacó entendeu que o filho tinha sido morto por um animal, e ficou inconsolável, não aceitando consolo de qualquer deles.
Judá então se muda e se casa. Tem três filhos: Er, Onã e Selá. Ele casa seu filho Er com uma moça chamada Tamar. Er era mau aos olhos de Deus, e por tal motivo Deus o mata. Seguindo os costumes, Judá manda Onã ter relações com Tamar, e isso para que Er tivesse sua descendência mantida. Onã, sabendo que o filho não seria considerado seu, praticava coito interrompido, deixando seu sêmen sempre cair ao chão. Vendo Deus a maldade e o egoísmo dele, o matou. Temeroso então Judá, sobre a vida do filho mais moço, mandou Tamar de volta para a casa do pai, dizendo que em breve arranjaria o casamento dela com Selá. Mas não o fez. Sabendo disso, Tamar se vestiu de prostituta e, enganando Judá, o leva para cama. Judá promete lhe pagar, e deixa como garantia seu sinete e seu bastão.
Passados três meses, vieram a contar para Judá que sua nora havia engravidado após se disfarçar de prostituta. Ele irado determinou que a trouxessem para ser morta. Ela então, pede que entreguem para Judá os objetos do homem que a engravidou. Ao reconhecer os objetos, ele não a mata. Teve ela gêmeos, Perez e Zera.
José, que fora vendido como escravo, foi comprado por um alto oficial do Egito, Potifar. Lá, sendo Deus com ele, ganhou a confiança do seu senhor. Era José moço belo, e por isso a esposa de Potifar muito se interessava por ele, desejando levá-lo para a cama. Ele resiste, e sempre foge. Numa das investidas, ele deixa sua capa ao fugir. Ela então se aproveita, e diz que ele tentou lhe abusar, e como ela teria gritou, ele fugiu deixando sua capa. Potifar ao saber, o manda para a prisão.
Lá, como Deus era com ele, ganhou toda a confiança do carcereiro, ficando José responsável por tudo o que ocorria na prisão.
Quantas histórias e relatos sobre Jacó e seus filhos. Amor preferencial, traições, fidelidade e infidelidade, prostituição, incesto.
Uau. Quanta coisa.
Mas Deus manteve vivo e fiel a José, e sobre Perez, filho de prostituição e incesto, o colocou na genealogia Messiânica.
Como tem sido sua vida? Qual é o seu passado?
Vejo que, nada impede que tenha uma linda história com Deus, sendo transformada, e transformando vidas. Basta Nele crer.