Listen

Description

Em três capítulos temos a fala de um homem, bem mais novo que os amigos de Jó: Eliú. Este rapaz, por ser jovem, teve medo de se pronunciar antes dos demais. Assim que percebeu, que nada mais falariam aqueles homens, iniciou seu discurso, combatendo fortemente os argumentos dos amigos de Jó. Destaca que não conseguiu ver razão alguma em suas falas, pois nenhum conseguiu refutar os ditos de Jó. Destacou que eles, incluindo Jó, sequer tinham palavras para descrever o ocorrido. Ele de forma enérgica frisava que nenhum homem, sequer ele, poderia falar algo contra Deus.
Vencidos seus fortes e contundentes ataques aos três amigos de Jó, inicia duras palavras contra o próprio Jó. Esse rapaz, buscava justificar a Deus, tentando provar que Deus era santo, justo, irrepreensível dentre outras coisas.
Estava tão ávido para colocar seus argumentos, que se precipitou, e de forma equivocada apontou como se Jó tivesse dito coisas, que de fato não disse, como por exemplo, ser Jó sem pecados.
Em nossa pressa, em nossa sagacidade, acabamos por inverter "os pés pelas mãos"; não ouvimos direito, compreendemos de forma retorcida, e então, nosso juízo, que carece de destreza, piora de sobremodo.
Devemos buscar passos de calma, e isso por conta do fruto do Espirito Santo - longanimidade, para então termos estabilidade suficiente para direcionar nossas vidas. Caso contrário, seremos como Eliú, apressados no falar, e tolos no dizer.
Jó 32,33,34