Listen

Description

Ajude Tânia manter o Podcast Ativo! Ela o faz sozinha, trabalha fora e tem 63 anos.


- Chave PIX: 7296e2d1-e34e-4c2e-b4a0-9ac072720b88


- Seja Membro Youtube á partir de R$1,99/mês


- Projeto Catarse: https://www.catarse.me/loucosporbiografias


 - Contato: e-mail - ⁠⁠taniabarros339@gmail.com⁠⁠



Até a próxima história! (Tânia Barros)



Hoje vamos conhecer um pouco da vida e da obra de um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, Agostinho de Hipona, conhecido mundialmente como Santo Agostinho.
Ele é considerado um dos pais da Igreja. Foi bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África.

Desempenhou um papel crucial na formação do pensamento cristão medieval e da filosofia patrística.

A Patrística é o primeiro período da filosofia medieval que vai do sec. V até o sec. VII. E recebe esse nome porque foi um movimento empreendido pelos padres da igreja que tinham por objetivo a evangelização dos pagãos usando principalmente as Epistolas de Paulo e o Evangelho de Joao.

Quando Santo Agostinho começou a harmonizar as ideias filosóficas de Platão com as verdades da Bíblia principalmente de Paulo é que nos vamos ter o inicio de uma filosofia cristã.
Suas obras ajudaram a moldar a doutrina cristã, especialmente em áreas como a teologia da graça, o pecado original e a natureza de Deus.
Agostinho foi um dos primeiros autores cristãos latinos a descrever o ser humano como a união perfeita de duas substâncias, o corpo, um objeto tridimensional composto de quatro elementos e a alma que não tem dimensões espaciais e é composta por um tipo de substância adequada para governar o corpo, sendo a alma superior ao corpo.
Santo agostinho deixou uma gigantesca obra literária de cerca de: 113 trabalhos, 224 cartas e mais de quinhentos sermões. Suas obras mais conhecidas são: "Confissões" e "A Cidade de Deus", ambas ainda muito estudadas atualmente.
Suas obras influenciaram muitos teólogos e pensadores posteriores como Martinho Lutero e João Calvino.